sinaletica torneiro amizade

*CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES!*
*UPMAPUTO CAMPEÃO NACIONAL DE VOLEIBOL SÉNIOR FEMININO*.

IMG 20190927 WA0015
Palavras para quê? Somos campeões ponto final parágrafo. A equipa da UPMAPUTO acaba de conquistar o título de Campeã Nacional de Voleibol Sénior Feminino, na noite do dia, 27.09.19, no Pavilhão da Académica, Universidade Eduardo Mondlane.
Apesar da derrota por 3-2 com a Equipa da Académica M, a UPMAPUTO beneficiou da vitória no dia 27 .09.19  por 3-0 diante desta mesma Académica.
A festa no Pavilhão da UEM teve um sabor especial. Brilhou alto a UPMAPUTO. Somos Campeões e Pronto. Deu Certo e vai continuar a dar certo. Ninguém para esta onda.
Parabéns UPMAPUTO.
 IMG 20190926 WA0014
*NÃO ACEITEM O BRANQUEAMENTO DA HISTÓRIA*
*DESAFIO DO PROFESSOR  PATRÍCIO JOSÉ AOS ESTUDANTES DA UPMAPUTO*

Numa palestra com casa cheia, hoje, 26.09.19, no Anfiteatro da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Pedagógica de Maputo, o Prof. Doutor Patrício José, Vice Ministro da Defesa Naciobal, desafiou os jovens estudantes universitários, maioria dos presentes, a não aceitarem o branqueamento da história. Dominem a história, é o ponto de partida para compreenderem e saberem estar no Moçambique actual, disse o palestrante numa fala Pedagógica ao mesmo tempo que lembrava aos presentes que os efeitos do colonialismo continuam presente. Patrício José falava numa palestra com o tema, "Avanços e Desafios de Moçambique Pós Independência", tema que explicou em avanços políticos e desafios. Recuou ao período colonial e lembrou que em 1975, quando celebramos a independência nacional o país tinha apenas uma Universidade, hoje Moçambique tem mais de quarenta insituações de ensino superior público e privado, é sem dúvida um grande ganho da nossa indecência, sublinhou, para depois acrescentar outros ganhos como a soberania,  a emancipação da mulher, a liberdade de imprensa e de livre expressão, o direito à participação política, a municipalização e descentralização foram outros exemplos avançados e partilhados para consubstanciar a tese de que o país está a avançar e tem tudo para dar certo. Patrício José, falou igualmente, dos desafios e do empenho do Presidente Nyusi, sobretudo do seu compromisso com a Reconciliação e Paz Definitiva, dos diferentes programas de bandeira, como um Distrito um Hospital e um Distrito um Banco, só para citar dois exemplos. Olhou para o alargamento da base material do ensino e para a necessidade de se continuar a equipar as escolas, aumentando a sua capacidade de integrar os estudantes na busca de soluções baseadas na pesquisa e investigação científica. Temos de criar referências sobre nós próprios, disse, numa clara alusão ao facto de os estudantes universitários terem de deixar a sua marca fundada no conhecimento e afirmação do saber sempre norteado pela ética e deontologia profissional. No final foram muitas as perguntas e o orador esteve bem nas respostas. As honras da casa estiveram a cargo do Magnifico Reitor Jorge Ferrão e António Taula da Comissão de Palestras.
A organização  promete outra Palestra com outro tema, para breve.
IMG 20190926 WA0016
*UPMAPUTO PERTO DO CÉU, FALTA UMA VITÓRIA PARA SERMOS CAMPEÕES*.
*HOJE 17:15H NO PAVILHÃO DA UEM, TEMOS TUDO PARA DAR CERTO*.
IMG 20190927 WA0006

Depois da vitória de ontem, 26.09.19, por 3 - 0, diante da Académica M, a equipa da UPMAPUTO tem tudo para ser  hoje CAMPEÃO NACIONAL DE VOLEIBOL SÉNIOR FEMININO.
O Primeiro jogo da Final foi emocionante, as nossas meninas venceram os três Set's por 25/23, 25/20, 25/20; uma vitória muito aplaudida pelos presentes no Pavilhão do Maxaquene. Jorge Ferrão, Reitor da Pedagógica de Maputo desceu ao piso do Pavilhão para dar moral as atletas, e das bancadas vibrou com eloquência a cada bolar, passe, remate e bloqueio das nossas galácticas, que elevam bem alto o Azul alvi-celeste da Bandeira Upeniana.
Hoje às 17:15H,  tudo pode acontecer, e nós outros lá estaremos a puxar pelas nossas meninas no Pavilhão do Maxaquene.  *Não fique de fora, junte-se a nós e venha Bolar*!

paz recnciliacao upm

TEXTO: ANA MACAMO

Depois da primeira vista papal em 1988, Moçambique voltou a ser contemplado no presente ano pela visita de um chefe do Estado do Vaticano
e líder da Igreja Católica Romana.Neste contexto, a Universidade Pedagógica de Maputo organizou uma mesa aberta, com o tema “PAPA EM MOÇAMBIQUE E A ERA DA RECONCILIAÇĂO”, um temapartilhado por: padre Filipe Couto, padre Sebastião Mulhanga, o sociólogo Filimone Meigos, e a comentarista Éssita Sigaúque.

Mais detalhes encontre no Glocal n 17.

Pág. 1 de 3