Ensino da Língua portuguesa continua objectivo estratégico no reforço da cooperação com quatro universidades públicas que assinaram memorando de entendimento com o Camões.

Fazer da educação inclusiva um novo ponto de referência na Universidade Pedagógica de Maputo, foi o desafio lançado por Jorge Ferrão, Reitor da UPMAPUTO durante a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o CAMÕES e quatro universidades públicas moçambicanas. UPMAPUTO, UNIROVUMA, UNILICUNGO e UNISAVE, formalizaram na tarde hoje, 03.12.19, um procolo de cooperação que antes abrangia a antiga Universidade Pedagógica. Com a extinção desta Universidade e a sua reestruturação as actividades dos centros de língua ficaram sem o suporte legal, por isso, e não só, se apresentou a necessidade de reformalização de um acordo que ja existe há 32 anos com a UP, e, um ano com as novas universidades, mas, segundo referiu Jorge Ferrão as novas universidades também tem 32 anos de cooperação porque elas resultam da divisão da UP. O histórico da cooperação reforçada hoje , começa com o Icau, continua com o Instituto Camões e agora com o Camões. Desde 1987 que contamos com leitores do Camões na UP. Desde 1998 que professores e alunos tem contado com 6 centros de lingua portuguesa, em Maputo, Chongoene, Beira, Quelimane, Nampula e Lichinga. Os Reitores, Mario Brito, UniRovuma, Boaventura Aleixo, UniLicungo, José de Morais, UniSave e Jorge Ferrão, UPMaputo, Reconheceram o enorme apoio do Camões, e, reafirmaram que a língua portuguesa é uma lingua que nos une e nos afirma no mundo. Ferrão usou um proverbo para caracterizar o momento; "A caminhada é sempre mais suave quando caminhamos juntos". E esta caminhada se vai prolongar por muitos e mais anos.
Luís Ramos, Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, mostrou satisfação por a sua visita e actividades em Maputo terem começado justamente com a educação, porque a educação é o centro de tudo, disse Luís Ramos. Respondendo ao desafio de Jorge Ferrão o ilustre visitante, convicto, afirmou que o Camões esta disposto a colaborar e apoiar a UPMaputo no objectivo da educação inclusiva. Reafirmou o entusiasmo, o empenho e a determinação de continuar a caminhar juntos, e terminou o seu discurso com uma frase que aprendeu hoje de uma senhora moçambicana; "Então até mais vezes".
A embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Paiva, fez as honras da casa, na Biblioteca do Camões em Maputo num breve de discurso de amizade e simpatia.

Teve lugar,  dia 28 e 29 de Novembro, na Biblioteca Central da UPMaputo, a V Conferência Internacional de Filisofia, com o Tema: Lutar por África Hoje no Contexto dos PALOP; Que Re-Significações? O lema da Conferência é: A Possibilidade da Justiça num Mundo Neoliberal. O evento foi organizado pela Faculdade de Ciências Sociais e Filosóficas, através da Escola Doutoral de Filosofia que tem como Director o Filósofo Severino Ngoenha que explicou o espírito da Conferência referindo que não se trata de apenas uma proclamação de intenções, mas, antes, a produção de ideias e pensamento de como olhar e intervir para moldar uma sociedade com liberdades individuais e colectivas e também com justiça social.
O Reitor da UPMaputo, Jorge Ferrão, no seu discurso de abertura lembrou o percurso do ensino da Filisofia nesta instituição de Ensino Superior até a criação da Escola Doutoral. O desafio é alargar o ensino da Filisofia no nível primário e secundário do SNE. Na primeira Mesa Redonda, que decorreu no dia 28, as 10:50h, o Filósofo José Castiano falou de Moçambique no Contexto Neoliberal, o mesmo tema foi igualmente abordado por Stelia Muianga, Dércio Tsandzana e pelo Filósofo angolano Pedro Domingos Luemba Balo.
No período da tarde, às 14:30h, seguiu mais uma Mesa Redonda com o tema: Filosofia em Português em África e no Brasil.

IMG 20191128 WA0022

IMG 20191128 WA0021

IMG 20191128 WA0025

IMG 20191128 WA0023