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Desporto une comunidade académica na Liga UP-Maputo

No dia 6 de Setembro do ano em curso teve início o Campeonato Liga UP-Maputo, com a duração de dois meses.

 

 

O evento reúne 10 equipas em competição, representando as oito Faculdades da Universidade, os Funcionários e os estudantes da Residência Universitária.

As actividades decorrem todos os sábados, das 7h00 às 12h00, no Campus de Lhanguene, nas modalidades de Futsal Masculino, Basquetebol, Voleibol, Xadrez e Damas.     

O arranque da competição foi marcado por um ambiente bastante animado, com grande entusiasmo por parte dos participantes.

A Direcção de Serviços Sociais (DSS), convida toda a comunidade académica a participar neste importante momento de integração e confraternização.

 

Reitor Felicita Campeãs da Cidade de Maputo em Voleibol Júnior e Sênior Feminino

As felicitações as ferroas do Clube de Desportos da UPM. 


Queridas campeãs e equipa técnica e gestores do clube. 


Com enorme orgulho felicitamos as nossas equipas de voleibol, juniores e seniores, pela brilhante conquista dos Campeonatos da Cidade de Maputo, este domingo. Esta vitória, fruto de dedicação, disciplina e espírito de equipa, confirma a qualidade da formação que temos vindo a construir ao longo dos anos.


As nossas atletas, que já evoluíram, em diferentes circunstâncias, e brilharam em competições e formações no Brasil, Argentina, Rwanda e Portugal, trazem de volta experiência e confiança, fortalecendo ainda mais o nosso coletivo. O triunfo da equipa júnior é um sinal claro e evidente da passagem de testemunho e da renovação saudável que garante futuro e continuidade.


Este sucesso é também resultado do trabalho incansável dos técnicos, da estrutura de governação da UPM, do empenho das jovens que vêm dos Jogos Escolares, e do generoso apoio dos nossos parceiros, JogaBets, BCI, Gigawatts, MGC, assim como amigos como António Branco, Adamo Valy e Aiuba Cuereneia. Existem tantos anônimos, mas, acima de tudo formamos uma equipa vencedora e que assume as suas responsabilidades como estudantes e desportistas! 


Estamos convictos de que, com esta união e determinação, estaremos preparados para vencer os Nacionais em Outubro, na Beira, e depois os Regionais na RSA em Dezembro. As nossas atletas, orgulho da casa e base das seleções nacionais, levam consigo o nome do país mais alto em cada competição.


Parabéns a todas e a todos. Continuemos juntos, porque a vitória de hoje é o impulso para as conquistas de amanhã.


Forte Abraço.


Jorge Ferrão (X).

UP-Maputo Lidera Iniciativas para Cidades do Futuro na Era Digital

A Inteligência Artificial (IA) e seu impacto na sociedade foi o  tema central de debate na conferência realizada na quinta-feira (11), no Campus de Lhanguene, Auditório da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Maputo.

 


Sob o lema: “Cidades do futuro na era digital – diálogos sobre cultura, património, mobilidade e transformação digital”, o evento visou reflectir e repensar de forma crítica e multidisciplinar o futuro urbano de África, Moçambique e particularmente da Cidade de Maputo.

 


O vice-reitor da UP-Maputo, Professor Catedrático José Castiano, falando na conferência, afirmou ser indispensável que a academia contribua na preservação do património nacional, sem deixar de lado a IA que é uma aliada para o desenvolvimento social, intelectual e pessoal. “É necessário pensar e projectar uma imagem do futuro da nossa cidade capital, considerando o património cultural que faz parte da nossa identidade enquanto moçambicanos,” reiterou.

 


Por seu turno, Michael Croft, representante da UNESCO, indicou que as cidades são organismos vivos que expressam a história, a diversidade e criatividade de um determinado país, por isso, é necessário que o processo de digitalização de assistência e estimule o desenvolvimento social para que se possam ter mais cidades. “A UNESCO em Moçambique prioriza as indústrias culturais e criativas para o desenvolvimento urbano, de modo a garantir o acesso à educação, ao trabalho e valorização da cultura,” assegurou.

 


Paralelamente ao evento, foram realizadas sessões com temas voltados ao património cultural na Era Digital, Arquitectura, Urbanismo e Adaptação climática, políticas públicas, aplicação da IA como ferramenta de mediação cultural e a mobilidade urbana em Maputo.

 


Ézar Nharreluga, presidente da Associação Cultural da UP-Maputo, avançou que a conferência constituía uma plataforma multidisciplinar que busca articular a tradição e modernidade, reflectir sobre soluções criativas e sustentáveis para tornar as cidades africanas mais humanas, resilientes e justas. “Há necessidade de se pensar e projectar estratégias face à realidade actual, equilibrando a inovação tecnológica, o desenvolvimento urbano e a preservação da identidade cultural por meio da inteligência artificial,” disse.

 


Por outro lado, Célio Tiane, director nacional do Património Cultural e Material, defendeu uma reflexão inclusiva que permita preservar as cidades antigas e actuais, tendo em conta a expansão urbana, a legislação cultural e o desenvolvimento tecnológico. “Esperamos que essas sessões possam moldar os nossos pensamentos, munindo-nos de conhecimentos que nos permitirão aprimorar o quadro legal em função das dinâmicas sociais em coordenação com o ministério tutelar”.

 


Para a arquitecta Jéssica Lage, uma das oradoras, a IA pode ser de grande valia para gerar uma inclusão e supervisão na construção destas cidades. “É necessário que as pessoas sejam dadas acompanhamento e assistência por meio da digitalização de serviços que permitirão ordenar as zonas urbanas de forma, buscando manter uma cidade resiliente e sustentável por meio da inteligência artificial”. (X)


Por: GCI/UP-Maputo

 

 

Educação Básica Para Todos: Conferência Internacional aponta caminhos para o futuro da educação em Moçambique

A Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Pedagógica de Maputo, em parceria com o Movimento de Educação para Todos (MEPT) e outras instituições, organizou, nos dias 9 e 10 de Setembro de 2025, a Conferência Internacional sobre Educação Básica para Todos. O encontro reuniu académicos, investigadores, gestores, estudantes e outros participantes de Moçambique, Brasil e diversos países, num espaço de reflexão crítica e de construção de propostas para o fortalecimento de uma educação básica inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.

 

 

A abertura foi presidida pela Vice-Reitora da Universidade Pedagógica de Maputo, Prof.ª Doutora Leonilde Sanveca, que sublinhou a relevância do diálogo científico internacional para enfrentar os desafios educativos contemporâneos. Na mesma ocasião, o Director da FEP, Prof. Doutor Bonifácio Langa, afirmou que a realização da conferência reafirma a missão da Faculdade de contribuir para o Sistema Nacional de Educação através da pesquisa e da divulgação científica, consolidando o papel da academia na transformação educativa do país.

 

 

O Coordenador da Comissão Organizadora, Prof. Doutor Orlando Chemane, igualmente Chefe do Departamento de Pesquisa Educacional e Inovação Pedagógica, destacou a importância e a actualidade do evento, reforçando que a pesquisa em educação é essencial para o desenho de políticas e práticas pedagógicas ajustadas ao contexto moçambicano.

 

 

O programa da conferência integrou debates sobre “Educação para Todos em Moçambique: o que continuamos a fazer, o que abandonamos e o que reinventamos de forma criativa”, reflexões sobre “Educação para Todos: que agenda? Para quem?”, bem como palestras acerca dos dilemas da educação de adultos no Sul Global e das aplicações da psicometria e da inteligência artificial na avaliação educacional.

 

 

O ponto mais alto do evento foi a Mesa Redonda “Subsídios para uma Agenda de Educação do Futuro em Moçambique”, que reuniu académicos de referência, como o Prof. Doutor Severino Ngoenha (Universidade Técnica de Moçambique) e o Prof. Doutor Félix Mulhanga (Universidade Pedagógica de Maputo), além de representantes do MEPT, do MINEDH e do Município de Maputo. Este momento consolidou-se como um espaço decisivo de reflexão colectiva e estratégica sobre o futuro da educação moçambicana.

 

 

A conferência contou ainda com a palestra de encerramento, proferida pela Prof.ª Doutora Vera Rodrigues (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), sob o tema “Pensando a Educação Decolonial: Diálogos entre Brasil e África”, que trouxe um olhar crítico sobre a necessidade de articular saberes locais e globais na construção de uma educação mais inclusiva e transformadora.

 

 

Durante dois dias, Moçambique afirmou-se como centro de debate internacional, num evento que fortaleceu laços académicos e institucionais e apontou caminhos inovadores para o futuro de uma educação básica inclusiva, equitativa e de qualidade para todos, reforçando o papel da Faculdade de Educação e Psicologia como promotora do conhecimento científico e parceira estratégica no desenvolvimento do sector da Educação em Moçambique

Foto: GCI/UPM
Texto: FEP

Siga o link para ver a gravação na integra

https://www.youtube.com/live/laJo0mlXg20?si=vErqhygpQqphLlCv

 

 

 

 

 

 

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Chamada de artigos para o número 06 da Revista PSIEDU

A Revista Moçambicana de Psicologia e Educação (PSIEDU) da Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Pedagógica de Maputo, é um periódico electrónico, que contém artigos com texto integral, comunicações disponibilizadas online cujo objectivo é divulgar resultados de pesquisa nas áreas de Psicologia e Educação ou aréas afins, relacionada a estes dois domínios de conhecimento.

Para mais detalhes clique aqui 

UP-Maputo reúne universidades parceiras do PLUS em conferência sobre sustentabilidade e educação

No âmbito do Projecto Planetary Utilization of Sustenaible Resourses (PLUS) a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) está a realizar de  03 a 05 de Setembro uma Conferência sobre Sustentabilidade e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O evento que decorre no campus de Lhanguene reúne nove universidades do mundo, tendo como instituição coordenadora a Universidade de Giessen - Alemanha, cinco universidades da África Austral, três universidades da América latina. A conferência tem como principais objectivos a identificação e partilha de estratégias e práticas inovadoras em educação e desenvolvimento sustentável, assim como a promoção de princípios de sustentabilidade nos sistemas educacionais globais. 

 


A sessão de abertura contou com a presença do Secretaario de Estado da Ciência e Ensino Superior, Edson Macuácua que sublinhou na intervenção a actualidade dos assuntos a serem debatidos na conferência. No que diz respeito a implementação dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável na agenda 2030, Macuácua referiu que: “é já o momento de reflexão para que possamos analisar o ponto de situação em que nos encontramos”.

 


A Prof. Doutora Sarita Henriksen, porta-voz do evento, referiu que a conferência conta com 37 inscrições, e resulta numa parceria entre as universidades que acolhem o projecto PLUS, em que são tratadas questões de sustentabilidade de forma holística, olhando também a perspectiva de cientistas sociais.

 


Por sua vez o Vice-Reitor Académico da UP-Maputo, Professor Catedrático José Castiano disse que: “para a UP-Maputo participar nesse projecto foi mais que cumprir o mandato académico, foi um exercício de alinhamento com a nossa missão institucional”.

 


O orador Principal da conferência, Professor da Universidade de Giessen, Jorn Ahrens trouxe uma perspectiva sobre “o que é sustentabilidade, e reflexões sobre a agenda de um Oxímoro”, destacando aspectos na sustentabilidade como racionalidade do governo, que pode ser  insustentável. O outro ponto de vista do Professor Ahrens é de que não existe sustentabilidade, porque desde o início o conceito de sustentabilidade subverte os seus próprios interesses. Em suma para ele, sustentabilidade é um instrumento de ideologia, e por último pede para que se critique de forma sistemática o conceito de sustentabilidade.

 


Na conferência internacional sobre sustentabilidade e educação estão a ser discutidos ao longo dos dias, temas ligados a resiliência climática, pedagogias sustentáveis, integração curricular e iniciativas comunitárias, igualmente, irão ser explorados assuntos ligados a políticas públicas e experiências práticas que podem servir de guias para decisões de instituições publicas, bem como, estratégias locais para sustentabilidade climática, na produção e exploração de recursos.

 


Em paralelo a conferência decorre do lado de fora do anfiteatro Paulus Gerdes uma exposição de produtos diversos, feira de livros e cuidados com a saúde, envolvendo estudantes de todas as faculdades da UP-Maputo, das escolas secundarias e parceiros.

 


Por: Taualia Neuara e Daniel Bila (fotos)

 


*GCI/UP-MAPUTO*

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Universidade realiza VII edição das PP’s olhando para era digital

Num cenário cada vez mais dinâmico, marcado pela revolução tecnológica e uso da inteligência artificial, a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) realizou, no dia 28 de Agosto do corrente ano, a VII edição das Práticas Profissionalizantes (PP’s) sob o lema, “Transformando habilidades em oportunidades na era digital” com o objectivo de habilitar e consciencializar a comunidade académica sobre o uso consciente da inteligência artificial, promover a partilha de experiências e o fortalecimento da qualidade das PP´s nas faculdades da UP-Maputo, para além de socializar os resultados das práticas e estágios desenvolvidos.

 


O reitor da UP-Maputo, Professor Jorge Ferrão, falando à margem das PP´s, destacou a importância das PP’s nas instituições de ensino superior do país, como actividades que contribuem na formação integral dos estudantes e na aquisição de novos conhecimentos por meio de exposições, feiras científicas criativas e inovadoras num contexto em que buscam-se soluções de curto e médio prazo para lidar com desemprego e pobreza que assola o país.

 


“É necessário que nesta fase, o estudante saiba produzir, inovar e buscar fontes de renda, assim como adaptar-se às novas tecnologias”, referiu o reitor, acrescentando ainda que, através dessas práticas, é possível complementar a teoria e a prática, transformando a sociedade por meio da tecnologia. “O mercado de emprego está cada vez mais fechado, difícil e competitivo. Entretanto, o cenário ainda pode ser revertido através do uso da inteligência artificial sem criar alguma dependência por ela.”

 


Para o Professor Bernardino Bernardo, as PP’s permitem aos estudantes manter contacto com a realidade de forma prática, desenvolvendo conhecimentos através de estágios, projectos de pesquisa em áreas específicas aliadas à era digital. “As actividades que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito das práticas pedagógicas são o reflexo das revoluções tecnológicas na nossa universidade, que permitem alcançar resultados inovadores, competitivos e renováveis nos dias de hoje”, assegurou.

 


Ainda de acordo com Bernardo, apesar da inteligência artificial ajudar no desenvolvimento das competências dos estudantes, a falta de recursos para investir na capacitação, pesquisa e inovação académica, podem representar grandes desafios na sociedade.

 


Por sua vez, o Professor Cornélio Mucaca, defende o uso consciente da inteligência artificial na academia, de modo a não gerar uma dependência a ponto de dispensar-se o uso da mente humana. “As mudanças tecnológicas geram várias oportunidades de emprego, flexibilizam o acesso às informações, assim como podem capacitar profissionais de várias áreas na tomada de decisões e no aprimoramento do conhecimento científico assim como prático, porém, essa digitalização pode ser vista como uma desvantagem a partir do momento que gera uma desigualdade digital e dispensa o uso da razão”, referiu.

 


O outro painelista que interveio nas PP´s é o Doutor Pedro Tivane que falou da integração do digital à evolução tecnológica nos aspectos do quotidiano, transformando a forma de ser e estar dos estudantes diante da sociedade moçambicana. “Apesar de ser desafiador, a era contemporânea pode gerar oportunidades digitais, transformar a forma de consumo das informações, assim como modelam o ensino por meio das práticas técnico-profissionais que incluem as tecnologias”, afirmou Dr. Tivane.

 


Referir que as PP’s permitem aplicar os conhecimentos teóricos na realidade actual, aprimorando habilidades e competências essenciais para adaptar-se ao mercado do trabalho por meio das técnicas e conhecimentos oferecidos pela inteligência artificial.

 


A cerimónia foi abrilhantada culturalmente pela Faculdade de Ciências de Linguagem, Comunicação e Artes e, contou com estudantes, corpo docente, representantes da Polícia da República de Moçambique, expositores, e uma mesa redonda liderada pelos painelistas: Professor Bernardino Bernardo, Professor Cornélio Mucaca e Doutor Pedro Tivane. (X)

 

 

 


Por: GCI/UP-Maputo

FCLCA oferece livros às escolas da Cidade de Maputo

Para marcar o dia das Práticas Pedagógicas (PP´s), a Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes (FCLCA) ofereceu às escolas da Cidade de Maputo, nomeadamente, Escola Primária de Maxaquene – Khovo, Escola Primária de 24 de Julho e Escola Comunitária Dom Bosco, material didáctico, composto de manuais escolares em mais de 300 unidades. A entrega do material didáctico que tinha como principal objectivo incentivar a leitura dos alunos, inspirar as crianças e motivá-las através da leitura e apetrechar o acervo bibliotecário das escolas beneficiárias.

 


Segundo a Professora Célia Cossa, a doação dos livros escolares não só reflecte um gesto de gratidão pelo acolhimento dado aos estudantes da UP-Maputo, “mas uma forma de expressar o nosso profundo agradecimento à escola, que tem-se mostrado sempre aberta a acolher os nossos estudantes, dando-lhes a oportunidade de aprender e construir a sua carreira como futuros professores”.

 


Na mesma ocasião, director da Escola Primária 24 de Julho, Dr. Paulo Macandene, mostrou a importância do material recebido, tendo referido que a recepção dos livros representa um ganho para a instituição, pois além de fortificar a biblioteca, contribuirá para estimular a leitura e cultura geral nos alunos.

 


“A parceria com a UP-Maputo tem vindo a contribuir para o desenvolvimento da nossa escola, os livros que hoje recebemos, serão de grande valia, pois um livro é sempre bem-vindo para nós”, afirmou o director Macandene.

 


De igual modo, a Escola Primária de Maxaquene – Khovo, com cerca de 430 alunos, assistidos por 12 professores, recebeu parte dos livros colectados pela FCLCA e entregues pelos estudantes da faculdade acompanhados pela Professora Angelina Comé que disse na ocasião que este grupo de estudantes teve o privilégio de ser acolhido aqui na Escola Primária da Maxaquene – Khovo no exercício das actividades de formação e realizaram uma das suas primeiras práticas pedagógicas.

 


“Viemos manifestar a nossa gratidão pelo espaço concedido pelos alunos e professores que nos acolheram para realizar as práticas, esta é a forma encontrada para celebrar o nosso dia de práticas pedagógicas que se consuma com a oferta de livros didácticos, outros recreativos, doados por alguns colegas. Esta é a forma para entrar em contacto directo com as escolas,” avançou a Professora Comé.

 


Dentre o material didáctico entregue, constam os livros de Ciências Sociais da 4.ª classe, Ciências Naturais da 4.ª classe, Língua Portuguesa da 4ª, 5ª e 6ªclasse, Matemática da 2ª classe e a obra Vamos lá Jogar, que fala do trajectória do treinador Chiquinho Conde. (X)

 


Por: GCI/UP-Maputo

Campeões das Olimpíadas recebidos pelo Reitor da UP-Maputo

Os vencedores das Olimpíadas Universitárias de Contabilidade 2025, Jaime Luís e Baltazar José, da Faculdade de Economia e Gestão (FEG), foram recebidos num encontro de cortesia pelo reitor da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), Professor Jorge Ferrão, elevando bem alto o nome da FEG e da UP-Maputo.

 


O encontro entre o Professor Ferrão e os estudantes constituiu um momento de reconhecimento dos feitos alcançados brilhantemente pelo Jaime e Baltazar colocando bem alto a bandeira da UP-Maputo no contexto universitário. “Este feito não é, apenas, uma vitória pessoal, mas é o orgulho colectivo de todos colegas de turma. Afinal vocês venceram vários colegas em diferentes etapas. É a prova de que o talento, quando aliado ao esforço, à disciplina e ao compromisso com o saber, pode transformar-se em excelência”, disse.

 


Ainda de acordo com o reitor, que se fazia acompanhar pela directora da FEG, Professora Arlete Ferrão, os estudantes representaram, com dignidade e competência, toda a UP-Maputo, mostrando que o futuro da ciência económica em Moçambique está em boas mãos. (X)

 

 

 


Por: GCI/UP-Maputo

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