Ensino da Língua portuguesa continua objectivo estratégico no reforço da cooperação com quatro universidades públicas que assinaram memorando de entendimento com o Camões.

Fazer da educação inclusiva um novo ponto de referência na Universidade Pedagógica de Maputo, foi o desafio lançado por Jorge Ferrão, Reitor da UPMAPUTO durante a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o CAMÕES e quatro universidades públicas moçambicanas. UPMAPUTO, UNIROVUMA, UNILICUNGO e UNISAVE, formalizaram na tarde hoje, 03.12.19, um procolo de cooperação que antes abrangia a antiga Universidade Pedagógica. Com a extinção desta Universidade e a sua reestruturação as actividades dos centros de língua ficaram sem o suporte legal, por isso, e não só, se apresentou a necessidade de reformalização de um acordo que ja existe há 32 anos com a UP, e, um ano com as novas universidades, mas, segundo referiu Jorge Ferrão as novas universidades também tem 32 anos de cooperação porque elas resultam da divisão da UP. O histórico da cooperação reforçada hoje , começa com o Icau, continua com o Instituto Camões e agora com o Camões. Desde 1987 que contamos com leitores do Camões na UP. Desde 1998 que professores e alunos tem contado com 6 centros de lingua portuguesa, em Maputo, Chongoene, Beira, Quelimane, Nampula e Lichinga. Os Reitores, Mario Brito, UniRovuma, Boaventura Aleixo, UniLicungo, José de Morais, UniSave e Jorge Ferrão, UPMaputo, Reconheceram o enorme apoio do Camões, e, reafirmaram que a língua portuguesa é uma lingua que nos une e nos afirma no mundo. Ferrão usou um proverbo para caracterizar o momento; "A caminhada é sempre mais suave quando caminhamos juntos". E esta caminhada se vai prolongar por muitos e mais anos.
Luís Ramos, Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, mostrou satisfação por a sua visita e actividades em Maputo terem começado justamente com a educação, porque a educação é o centro de tudo, disse Luís Ramos. Respondendo ao desafio de Jorge Ferrão o ilustre visitante, convicto, afirmou que o Camões esta disposto a colaborar e apoiar a UPMaputo no objectivo da educação inclusiva. Reafirmou o entusiasmo, o empenho e a determinação de continuar a caminhar juntos, e terminou o seu discurso com uma frase que aprendeu hoje de uma senhora moçambicana; "Então até mais vezes".
A embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Paiva, fez as honras da casa, na Biblioteca do Camões em Maputo num breve de discurso de amizade e simpatia.

Teve lugar,  dia 28 e 29 de Novembro, na Biblioteca Central da UPMaputo, a V Conferência Internacional de Filisofia, com o Tema: Lutar por África Hoje no Contexto dos PALOP; Que Re-Significações? O lema da Conferência é: A Possibilidade da Justiça num Mundo Neoliberal. O evento foi organizado pela Faculdade de Ciências Sociais e Filosóficas, através da Escola Doutoral de Filosofia que tem como Director o Filósofo Severino Ngoenha que explicou o espírito da Conferência referindo que não se trata de apenas uma proclamação de intenções, mas, antes, a produção de ideias e pensamento de como olhar e intervir para moldar uma sociedade com liberdades individuais e colectivas e também com justiça social.
O Reitor da UPMaputo, Jorge Ferrão, no seu discurso de abertura lembrou o percurso do ensino da Filisofia nesta instituição de Ensino Superior até a criação da Escola Doutoral. O desafio é alargar o ensino da Filisofia no nível primário e secundário do SNE. Na primeira Mesa Redonda, que decorreu no dia 28, as 10:50h, o Filósofo José Castiano falou de Moçambique no Contexto Neoliberal, o mesmo tema foi igualmente abordado por Stelia Muianga, Dércio Tsandzana e pelo Filósofo angolano Pedro Domingos Luemba Balo.
No período da tarde, às 14:30h, seguiu mais uma Mesa Redonda com o tema: Filosofia em Português em África e no Brasil.

IMG 20191128 WA0022

IMG 20191128 WA0021

IMG 20191128 WA0025

IMG 20191128 WA0023

IMG 20191128 WA0020

 

IMG 20191125 WA0000

IMG 20191124 WA0004

site edital 2020

 

 Acesse ao portal da Comissão de Exames de Admissão por um dos seguintes sites:

https://comissao.up.ac.mz
https://comissao2.up.ac.mz

Pág. 1 de 4

Contacte-nos

  • Endereço:
    REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135 Maputo, Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 67 09
    (+258) 21 32 08 60/2

  • Fax: (+258) 21 31 21 13

heraldica2

© 2017 CIUP - Centro de Informática da Universidade Pedagogica. Todos os direitos reservados.