Notícias
Embaixada do Japão lança programa de bolsas de estudo
Num ambiente carregado de entusiasmo, decorreu na terça-feira (12) a Feira “Estudar no Japão”. Trata-se duma iniciativa do governo japonês em coordenação com a Universidade Pedagógica de Maputo (UPM), que visa fortalecer laços e promover o intercâmbio entre os dois países. O evento que teve lugar no Campus da Lhanguene, Anfiteatro Paulus Gerdes, contou com a presença do Reitor da UPM, Prof. Doutor Jorge Ferrão; Embaixada do Japão em Moçambique; Direcção Geral do Instituto de Bolsas de Estudo (IBE); representantes da Agência Japonesa de Cooperação Internacional em Moçambique (JICA), interessados em programas de bolsas de estudo e Associação dos antigos estudantes no Japão.
Na ocasião, Ferrão assegurou que a realização deste evento tem como objectivo criar uma ponte entre dois povos, promover o intercâmbio académico, com vista a impulsionar o desenvolvimento sustentável do país.
“Estudar fora exige paciência, dedicação e muita entrega, pois aprender a cultura do outro não é fácil. Entretanto, os nossos professores e estudantes são desafiados a abraçar esta oportunidade, como forma de reforçar os laços de amizade entre Japão e Moçambique”, afirmou Ferrão.
Por sua vez, Hamada Keiji, Embaixador do Japão em Moçambique vê nesta parceria o caminho sustentável para o desenvolvimento de programas que não só irão beneficiar os estudantes, mas também a sociedade. “Queremos qualificar profissionais de diversos níveis, desde a licenciatura a pós-graduação, para que possam servir e moldar o seu país”, assegurou Keiji.

Para a Directora Geral do IBE, Carla Caomba a feira “Estudar no Japão” simboliza a existência de um laço duradouro de cooperação entre dois países, que se insere nas comemorações do 50º aniversário da implementação da ajuda pública ao desenvolvimento.

Segundo Otsuka Kazuki, Representante da JICA em Moçambique, a disponibilização de bolsas de estudo centra-se na ideia de despertar competências para o desenvolvimento e uso de recursos naturais do país, visto que os beneficiários são maioritariamente jovens.

O objectivo da Feira “Estudar no Japão” é, igualmente, divulgar oportunidades de bolsa de estudos nos programas de graduação e pós-graduação nas diversas instituições do Ensino Superior no Japão.

Por: Sunezia da Érica Chaúque e Daniel Bila (fotos)
GCI/UPM





REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique
(+258) 84 20 07 116
DUNS: 558579373