Notícias

UP Maputo acolhe I Conferência Internacional de Sistemas de Informação, Transformação Digital e Informática na Educação

UP Maputo acolhe I Conferência Internacional de Sistemas de Informação, Transformação Digital e Informática na Educação

realizou na segunda-feira (3) e terça-feira (4) de Novembro a Primeira Conferência Internacional de Sistemas de Informação, Transformação Digital e Informática na Educação (CI_SITDIE). O evento teve lugar no Campus Universitário da Lhanguene e contou com a participação do Reitor da UPM, Prof. Doutor Jorge Ferrão, investigadores da área, nacionais, do Brasil e Portugal, Representante do Ministério da Comunicação e Transformação Digital, docentes, estudantes e convidados.


Contextualizando o evento, o Director da FET, Prof. Doutor Manuel de Oliveira afirmou que a Conferência constitui um espaço privilegiado de reflexão, partilha e construção colectiva de conhecimento, num momento em que o mundo inteiro se reinventa sobre o impulso das tecnologias digitais.


Vivemos numa era em que a informação é um novo capital e a capacidade de transformar os dados em conhecimento e inovação define o futuro das nações. A transformação digital mais do que uma tendência é uma necessidade estratégica para o desenvolvimento do nosso país, do continente e do mundo, é neste contexto que a conferência constitui um contributo científico e académico para fortalecer a soberania e a melhoria da qualidade da educação através da informação, disse Oliveira.


Por outro lado, Ferrão salientou que as engenharias e tecnologias continuam a ser um desafio, e que a transformação digital em Moçambique exige muita coragem para que sejam abertas oportunidades de formação e consequentemente para que se façam investimentos e se inove, portanto, esses são os desafios que a UPMaputo, o país e o continente Africano possuem.


“É importante pensar na transformação digital na nossa educação que é uma ponta indispensável para as universidades e cada um de nos se transforme num laboratório de inovação, pois sempre se acredita que a tecnologia não deve estar apenas na sala de aula, mas sim na forma como os professores ensinam avaliam, e deixamos que os nossos estudantes assumam a gestão da universidade”, disse Ferrão. O Reitor disse esparar que a FET continue na busca de promoção de espaço para mais jovens mulheres, possam também trazer sua visão, sensibilidade e talento neste mundo de ciência e tecnologia.


A primeira sessão plenária do CI_SITDIE sobre Privacidade e protecção de dados pessoais na administração, foi orientada por Zefanias Mobiua, que abordou também as leis de transações eletrónicas de forma transversal, seguindo-se da apresentação do Professor Luís Veira da Silva com o tema “Science Mapping”, que visa a visualização da estrutura e as relações dentro da literatura científica para compreender o estado da arte de um campo de pesquisa.


No primeiro e segundo dia foram debatidos em sessões plenárias e paralelas, temas divididos em eixos temáticos sobre Inclusão digital e acessibilidade tecnológica; Transformação digital e inovação tecnológica; Sistemas de informação e gestão de conhecimento e; Formação de professores para a era digital. O evento contou com uma exposição de pesquisas e trabalhos de estudantes, bem como de diversos serviços.


Por: Taualia Neuara e Sebastião Guiamba (fotos)


GCI/UPM

heraldica

REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique

(+258) 84 20 07 116

sgeralup@yahoo.com.br

DUNS: 558579373