Notícias

XXIX CERIMÓNIA DE GRADUAÇÃO: UPM lança 670 novos profissionais no mercado de trabalho
Featured

XXIX CERIMÓNIA DE GRADUAÇÃO: UPM lança 670 novos profissionais no mercado de trabalho

A Universidade Pedagógica de Maputo (UPM) realizou, na última sexta-feira (31), a XXIX Cerimónia de Graduação que teve lugar no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano. Foram 670 graduados dos quais 172 do sexo masculino e 498 do sexo feminino.


A cerimónia foi enriquecida por um momento cultural abrilhantado pela Tuna Académica, incluindo ainda a premiação dos melhores estudantes de todas as faculdades da UPM, graduado mais novo e graduado mais velho. Na distribuição por níveis, 640 são Licenciados, 23 Mestrados e 7 Doutorados.


Na ocasião, o Reitor da UPM, Prof. Doutor Jorge Ferrão, frisou que a cerimónia representa não apenas uma consagração do saber e a materialização do esforço académico, mas também reafirma a reminiscência de um propósito colectivo que transcende os limites da academia, projetando um futuro sustentável para Moçambique.


Ferrão salientou ainda que, no contexto das celebrações dos 40 anos da UPMaputo, a cerimónia de graduação adquire um significado ainda mais profundo e simbólico, reflectindo quatro décadas de existência, formação, pesquisa e promoção do saber. “São 40 anos de compromisso com a educação, ciência, cultura e o desenvolvimento humano”, rematou o Reitor.


A Ministra da Educação e Cultura, Prof. Doutora Samaria Tovela felicitou os graduados pelo seu empenho e exortou-os a enfrentar os desafios do futuro com coragem e responsabilidade. Samaria, destacou igualmente o papel da UPMaputo na formação de professores, felicitando a instituição pelos 40 anos de trabalho e esforço com resultados visíveis.


Por sua vez, o director do Registo Académico, Prof. Doutor Célio Sengo, na abertura do evento, afirmou que a cerimónia reforça a convicção de que a universidade segue no caminho certo. “Esta graduação faz-nos acreditar que estamos certos na escolha que fizemos e no compromisso que assumimos de ser cultores da cidadania construída com ciência, sabedoria, conhecimento, pedagogia e civilidade”, reiterou, apelando à reflexão sobre o país e seus desafios na era digital.


Os graduados também deixaram a sua mensagem, partilhando o seu percurso académico, desafios enfrentados, expressando gratidão à universidade, com destaque para o papel dos docentes na sua formação.


“Este dia simboliza o fim de uma jornada e o início de outra, repleta de desafios e responsabilidades. Tudo quanto vivenciamos neste percurso contribuiu para o nosso crescimento e no desenvolvimento de competências que hoje possuímos enquanto profissionais. Aos docentes e à direcção, o nosso mais profundo agradecimento”, disse Elga Chemane, representante dos graduados.


Para além da comunidade académica, a cerimónia contou igualmente com a presença de distintas personalidades, entre elas, Reitores de outras Universidades e parceiros institucionais. Roberto Chitsondzo e Lourena Nhate, fizeram as honras musicais em duas actuações vibrantes e muito aplaudidas. Os representantes das empresas XI Wau, Banco Millennium BIM e Banco Comercial e de Investimentos (BCI), fizeram a entrega de diversos prémios que incluem estágios profissionais.


Por: Xiluva Rosa Lihahe, Sunésia da Érica Chaúque e Daniel Bila (fotos)


GCI/UPM

heraldica

REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique

(+258) 84 20 07 116

sgeralup@yahoo.com.br

DUNS: 558579373