Notícias
Gueta Chapo Abraça Tri-campeãs de Voleibol da Zona VI de África
O percurso de vitórias da equipe de voleibol feminino do Clube Desportivo da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) tem vindo a merecer cada vez mais atenção da sociedade, pelos seus feitos nos diferentes campeonatos ao nível da África Austral. Por reconhecimento as conquistas, a Primeira-Dama da República de Moçambique , Gueta Chapo premiou as atletas e técnicos nesta sexta-feira (27), no Campo de jogos do campus universitário da Lhanguene. O momento bastante concorrido pelos estudantes foi caracterizado por muito entusiasmo dos participantes e apresentação cultural.
No acto da premiação, Gueta Chapo valorizou o papel da UP-Maputo na formação de quadros ao longo dos quarenta anos de existência, recordando aos demais que: “ a UP-Maputo já formou maior número de professores e técnicos do sistema nacional de educação”. Por isso que:
“Reconhecemos os princípios e valores de humanismo integridade, igualdade, inclusão equidade, cidadania, patriotismo e ética que caracterizam a formação técnico científica da UP-Maputo, e o desporto feminino da UP-Maputo é exemplo deste princípio e valores, é um dos componentes da formação integral dos estudantes da UP-Maputo”, afirmou Gueta Chapo.
Por sua vez o reitor da UP-Maputo, Prof. Doutor Jorge Ferrão, intervindo na ocasião, falou da importância da
prática física na UP-Maputo, referindo que o desporto é uma forma de vida aonde são aprendidos os valores, principalmente o da cidadania, reiterou assim que, o desporto feminino representa uma das prioridades na instituição que dirige.
“O nosso maior objectivo continuará a ser o de formar atletas e cidadãos comprometidos com o povo moçambicano e o desenvolvimento deste país”, disse Ferrão.
A capitã da equipa, Sarifa Honwana visivelmente emocionada deixou ficar o sentimento de gratidão das atletas pelo gesto da Primeira-dama, reconhecendo também que as vitórias conquistadas não apenas fruto do
esforço, mas igualmente da boa vontade dos que apoiam a equipa. “ A equipe feminina e as vitórias são uma das belas manifestações acadêmicas porque nós mulheres somos a maioria aqui na UP-Maputo”, disse Vanessa Muianga coadjuvando a capitã da equipa. Em retribuição ao feito ofereceram medalhas a Primeira-dama e ao reitor Ferrão.
A equipa de voleibol feminino é campeã nacional desde 2018 e com maior número de medalhas na África Austral. No último campeonato da zona VI realizado em Dezembro na África do Sul , a equipa ocupou a terceira posição, sendo que nos anos 2019 em Malawi , 2023 em Lesoto e 2024 em Botswana sagraram-se campeãs.
Participaram igualmente da premiação da equipa de voleibol feminino da UP-Maputo, o Secretário Permanente do Ministério de Desporto, Conselheiras do Gabinete da Primeira-dama, parceiros e comunidade da UP-Maputo. As premiações incluíram micro-ondas, forno eléctrico e cheque no valor de vinte mil meticais, para cada atleta e equipa técnica.









REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique
(+258) 84 20 07 116
DUNS: 558579373