Escolha o seu idioma

Notícias

1.º Fórum de Reitores Brasil-África Jorge Ferrão entre 64 reitores africanos presentes em Brasília
Featured

1.º Fórum de Reitores Brasil-África Jorge Ferrão entre 64 reitores africanos presentes em Brasília


“O dia de hoje é um chamado à acção para renovar uma parceria baseada no respeito mútuo, na solidariedade, na inovação e na visão de futuro. Brasil e África têm muito a construir juntos”, declarou Lula.


No seu discurso, o Presidente do Brasil defendeu o fortalecimento da cooperação universitária entre o Brasil e África. O encontro reúne 70 reitores brasileiros e 64 reitores africanos de mais de 30 países e marca uma nova etapa nas relações académicas, científicas e tecnológicas entre os dois continentes.


“Este primeiro Fórum Brasil-África de Reitores, que se inicia hoje, é um passo para fortalecer e expandir a nossa cooperação universitária. Esta iniciativa é um convite a olhar para o futuro e reconhecer a centralidade desse continente para o mundo”, disse Lula.


No campo da cooperação académica, o Presidente Lula da Silva destacou a ampliação de iniciativas voltadas ao intercâmbio universitário. Durante a cerimónia, foi assinado o Termo de Compromisso do programa Capes-Move África, que criará 2.600 bolsas para estudantes africanos de mestrado e doutoramento realizarem intercâmbio no Brasil por até dez meses.


O programa é uma iniciativa de cooperação educacional do Governo do Brasil, com investimento de R$ 47,4 milhões. Serão oferecidas 1.600 bolsas de mestrado-sanduíche e mil bolsas de doutoramento-sanduíche em universidades brasileiras a partir de 2027.


“A cooperação educacional entre países do Sul Global pode transformar a realidade. Já possuímos uma base bastante sólida. Estão em vigor 235 acordos entre universidades brasileiras e africanas, abrangendo 38 países do continente. Podemos dar um passo além, desenvolvendo o conceito de universidades-irmãs para ampliar a colaboração académica, estimular a mobilidade estudantil e aprofundar parcerias”, afirmou Lula.


O Presidente do Brasil também defendeu o fortalecimento do ensino à distância como ferramenta de integração académica. “O Brasil possui um dos maiores sistemas de ensino à distância do mundo e pode multiplicar o intercâmbio académico sem deslocamento geográfico ou custos para os alunos. Já oferecemos várias disciplinas para estudantes de Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe”, disse Lula da Silva, citado no site oficial da Presidência do Brasil.


Ainda de acordo com o mesmo site, o Brasil tem um compromisso histórico com a África. Um compromisso com a sua história, a sua cultura e as suas raízes. Fortalecer os laços entre Brasil e África continuará a ser prioridade para o Brasil.


O 1.º Fórum de Reitores Brasil-África é uma iniciativa liderada pelo Ministério da Educação (MEC), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), com o objectivo de fortalecer e ampliar a cooperação em educação superior entre universidades brasileiras e instituições de todo o continente africano.


O evento reúne reitores e assessores de cooperação internacional de universidades federais, estaduais e privadas brasileiras e universidades africanas mobilizadas pela Associação de Universidades Africanas (AAU).


A proposta do Fórum é ampliar as relações académicas entre Brasil e África, promovendo novos acordos institucionais, programas de mobilidade estudantil, intercâmbio científico e cooperação em áreas estratégicas como agricultura, energias renováveis, mineração, petróleo e gás, aeroespacial, inteligência artificial e ciências humanas.


A programação do Fórum inclui painéis temáticos, reuniões bilaterais, workshops e sessões focadas na construção de novas parcerias universitárias, com o objectivo de ampliar as oportunidades de integração académica, científica e tecnológica entre os países.


O Ministro da Educação do Brasil, Leonardo Osvaldo Barchini Rosa, ainda de acordo com o site que temos vindo a citar, disse: “A relação do Brasil com os países aqui representados pelos reitores vem de séculos. São inúmeras as diásporas do Brasil, mas ressalto a importância das mãos africanas na construção do nosso país. Por isso, fazer do Brasil um país mais digno e mais acolhedor para quem faz parte da nossa história é a nossa missão inegociável. Este Fórum é a expressão do nosso desejo brasileiro e africano de união e cooperação do Sul Global”.


Já Marcos Vinicius David, secretário Nacional de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), afirmou que o encontro representa uma resposta baseada no diálogo, no conhecimento e na cooperação. “O encontro da educação, de reitores e reitoras, é um contraponto a um mundo de violência, quando nós dizemos que queremos um mundo de cooperação, de amizade, intercâmbio e conhecimento. E é esse o nosso desafio”.


De acordo com o programa do Fórum, o Reitor da UP-Maputo, Jorge Ferrão, intervém na quarta-feira (27), no painel “Proposta e Encaminhamentos para as Relações Académicas entre o Brasil e os Países Africanos”.


GCI-UPM

heraldica

REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique

(+258) 84 20 07 116

sgeralup@yahoo.com.br

DUNS: 558579373

Escolha o seu idioma