Notícias

Mais de dezasseis mil candidatos disputam acesso à UP-Maputo e a mulher lidera a lista
Featured

Mais de dezasseis mil candidatos disputam acesso à UP-Maputo e a mulher lidera a lista

Iniciam no país a partir do dia,13 de Janeiro, até dia 16, os exames de admissão para o ingresso na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), a informação foi prestada pela coordenadora da Comissão de Exames de Admissão, desta universidade, Mestre Sheila Rangel na conferência de imprensa havida para dar a conhecer à sociedade sobre o estágio do processo preparatório.

Acompanhada pelos directores do Registo Académico e do Gabinete de Comunicação e Imagem, Professor Célio Sengo e Dr. Hortênsio Sueia, respectivamente, Mestre Rangel afirmou que 16128 candidatos vão disputar 4235 vagas disponíveis, para os regimes, Laboral e Pós-Laboral, e Ensino à Distância, sendo 10207 são do género feminino e 5921 masculino, uma predominância feminina no pleito.


“Existe uma forte presença feminina em cursos como Psicologia Clínica, 793 mulheres contra 104 homens, e Ensino de Biologia, 560 mulheres contra 77 homens. A presença masculina é dominante em áreas tecnológicas, como Engenharia Electrónica, 737 homens contra 390 mulheres, e Informática, 449 homens contra 147 mulheres”, indicou a responsável pela coordenação dos exames de admissão na UP-Maputo.


Para o presente ano académico, os exames de admissão à UP-Maputo, UniLicungo, UniPúnguè, e UniRovuma decorrerão em simultâneo. Globalmente, 40178 candidatos concorrem para 14695 vagas disponíveis nas quatros universidades, UP-Maputo, 4235, UniLicungo, 3940, UniPúnguè, 2230, e UniRovuma, 4290. As provas decorrerão nas faculdades da UP-Maputo e em outros estabelecimentos de ensino do país previamente seleccionados para acolher a realização das provas de selecção dos futuros estudantes universitários.


Por seu turno, o director do Registo Académico falou das oscilações que se verificam no sistema de gestão académica, SIGEUP, tendo indicado que a situação se deve à manutenção da plataforma para melhor responder aos desafios académicos e estudantis, sendo que a sua reposição vai ser de forma gradual. No entanto, o Professor Sengo garantiu que nenhum estudante sairá prejudicado com este processo, pois a manutenção decorre num período relativamente calmo na universidade.


Num outro desenvolvimento o director do Registo Académico foi peremptório ao afirmar que o certificado de conclusão do ensino médio é condição inegociável para a matrícula na UP-Maputo.


Por: GCI – UPM

heraldica

REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique

(+258) 84 20 07 116

sgeralup@yahoo.com.br

DUNS: 558579373