Notícias

Embaixador de Portugal inaugura sala de informática Jacinto Cuco, da FEP
O actual Embaixador de Portugal em Moçambique, Dr Jorge Monteiro realizou na manhã desta sexta-feira (10), sua primeira visita a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), concretamente o campus de Lhanguene, aonde participou da inauguração da sala de informática da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) atribuída o nome de: Jacinto Cuco, em homenagem ao docente falecido desta faculdade. Na ocasião, o Embaixador manteve encontro com o Reitor da UP-Maputo, Professor Jorge Ferrão, sua equipa, docentes e estudantes, assim como percorreu os laboratórios de oficinas pedagógicas, pesquisa e de química analítica.
Monteiro, na sua locução sublinhou a grande importância da cooperação existente entre Moçambique e Portugal, destacando que esta parceria abrange praticamente todos os sectores, desde a educação, saúde, cultura, etc, acrescentou que: “nós não devemos olhar para aquilo que fizemos como o ponto de chegada, mas como um ponto de partida”. Uma vez que, ambos países têm a responsabilidade no momento em que se celebram 50 anos de Independência de Moçambique, de olhar para o futuro com ambição, com uma perspectiva de que os esforços quando são combinados acrescentam e criam um produto mais positivo.
Portanto, para Monteiro o papel das universidades é fundamental para a materialização desta cooperação, desafiando a possibilidade de se levar mais estudantes moçambicanos para Portugal através das bolsas de estudo.
Por seu turno, Ferrão recordou do discurso público do Presidente Samora o qual dizia que “o povo português é o nosso aliado de sempre’, portanto, ao longo dos anos o sentido dessas palavras se transformaram em amizade e fraternidade entre Moçambique e Portugal, justificou Ferrão, acrescentando que a visita do Embaixador se reveste de muito significado, e que Portugal contribuiu na formação dos docentes da UP-Maputo em diferentes áreas.
A esposa do Professor Cuco, disse que a vida do seu esposo foi de exemplo de dedicação, humildade e amor ao ensino, pois, ele acreditava na educação como força de transformação, e dedicou-se a FEP, aos alunos e colegas. Hoje ao ver o seu nome eternizado na sala inaugurada senti que uma parte dele continua viva, num espaço com símbolo de saber e esperança.
Na reunião fez-se apresentação da UP-Maputo, pela Directora de Planificação e Desenvolvimento Institucional e; retrospectiva da cooperação da UP-Maputo com instituições portuguesas, pelo Leitor do Instituto Camões, Prof. Doutor Salvador Marques que destacou a parceria como sendo duradoura com cerca de 38 anos, assente na língua e no conhecimento.
O Embaixador de Portugal em Moçambique esteve acompanhado do Conselheiro de Portugal e Instituto Camões e; da Conselheira de Cooperação. Participaram igualmente da visita os directores centrais e das faculdades.
Por: Taualia Neuara e Sebastião Guiamba (fotos)
GCI/UP-MAPUTO
REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique
(+258) 84 20 07 116
DUNS: 558579373