Notícias

UP-Maputo encanta participantes da Feira de Educação de Ressano Garcia

UP-Maputo encanta participantes da Feira de Educação de Ressano Garcia

A Gigawatt-Moçambique através da iniciativa do programa GigaStart em parceria com a Scholars2Scholars (S2S) realizou uma feira de educação nesta sexta-feira (19),  evento que teve lugar no seio da pequena comunidade de Ressano Garcia, concretamente no recinto da Rádio comunitária desta empresa. A feira juntou diversas instituições de ensino e parceiras dentre elas a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), que esteve representada por faculdades que fizeram  exposição de livros, material publicitário, produtos naturais, demonstração de robótica, sistemas eletrónicos e orientação vocacional.

Falando na abertura da feira o Administrador Executivo da Gigawatts, Bruno Morgado disse que a primeira paixão da Gigawatts tem muito haver com a educação e a cultura de disseminação da educação na comunidade, portanto, para ele, é um grande orgulho fazer parte desta iniciativa. Morgado abordou igualmente sobre a falta de informação dos jovens, que vivem na comunidade reiterando a necessidade de “trabalhar afincadamente para ver como essa informação chega aos jovens, não apenas na área de educação como também na área das oportunidades”, garantindo, também, a participação da Gigawatts em iniciativas futuras deste género.

Na mesma senda a co-fundadora e chefe da parceria da S2S, Jéssica Alface salientou que, com a feira é “celebrada a construção de pontes entre sonhos e realidades, entre talentos e empresas, entre juventude e futuro, portanto, a iniciativa simboliza a força da colaboração e confiança no potencial transformador dos jovens moçambicanos”.

A Feira foi bastante concorrida, tendo reunido também estudantes das escolas dos  arredores de Ressano Garcia, que mostraram muito interesse em visitar a exposição e aprender sobre as instituições, um dos visitantes do espaço reservado a UP-Maputo, a estudante do Centro João Batista SCALABRINI, no curso de electricidade instaladora Berta Juliasse, de 17 anos, disse que “a feira esta muito boa, estamos a aprender muito, e estamos a ver muita coisa ligada a minha área”. Com a feira a futura electricista espera ter maiores oportunidades de estágio, referiu que o facto de ser mulher não significa que não possa subir um poste, pois, as mulheres também têm força.

Por sua vez o estudante, Cornélio Ananias 8da mesma escola, referiu que se trata da sua primeira vez a participar numa feira de educação, confessando que está a adorar a experiência. Falando sobre a visita feita ao espaço da UP-Maputo face sua actual formação, disse que “pude ver sobre electricidade que tem haver com os electrónicos, também é uma coisa que gostei muito de ver e acho que depois do curso é uma área que futuramente gostaria de abraçar”, garantindo que no próximo ano será estudante da UP-Maputo no curso de electrónica, Cornélio, por último agradeceu pela oportunidade criada pela UP-Maputo e os demais de se fazerem presente na feira da educação.

A feira da educação incluiu também a realização de três workshop com temáticas ligadas a: Carreiras digitais e remotas: trabalha a partir de casa para o mundo; O poder da nossa atitude e o impacto na nossa carreira e; Desbloqueie suas oportunidades: estratégias para a busca de bolsas de estudos.

Participam também na feira da educação de Ressano Garcia instituições como: a Universidade Eduardo Mondlane; Universidade Joaquim Chissano; Instituto RHDC; Embaixada dos estados Unidos da America; Vodacom; Girl Move; Flow Group e AISEC.

 

Por: Taualia Neuara e Daniel Bila (fotos)

GCI/UP-MAPUTO

heraldica

REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique

(+258) 84 20 07 116

sgeralup@yahoo.com.br

DUNS: 558579373