Notícias

UP-Maputo acolhe lançamento do RDH 2025 do PNUD

UP-Maputo acolhe lançamento do RDH 2025 do PNUD

O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) 2025 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) foi apresentado publicamente na quinta-feira, 21 de Agosto, na Sala dos Grandes Actos da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), tendo como pano de fundo a Inteligência Artificial como uma ferramenta de desenvolvimento da sociedade, do ensino e da saúde. Este evento contou com a presença de diversas individualidades do campo político, académico, social, económico, com destaque para o ministro da Planificação e Desenvolvimento, Dr. Salimo Valá, representante do PNUD, Eng.º Edo Stork, reitor da UP-Maputo, Prof. Doutor Jorge Ferrão.

 


Para o reitor Ferrão, o relatório constitui uma projecção do futuro no que diz respeito à revolução tecnológica que tem estado a se verificar em Moçambique, com destaque para as instituições de ensino superior. “Este relatório é muito mais que uma fotografia do presente, é um espelho que nos obriga a olhar para nós mesmos e questionar para onde vamos com as tecnologias disponíveis. Entretanto, se não soubermos enquadrar dentro das nossas necessidades, corremos o risco de ser consumidores de tecnologias que não nos pertencem”, disse o reitor, acrescentando que “a inteligência artificial pode e deve ser uma aliada do ensino superior”.


No entender do Professor Ferrão sobre o mundo tecnológico, além de apresentar os riscos, é necessário ver a inteligência artificial como uma parceira para o desenvolvimento social em todas as vertentes.

 


Por seu turno, o representante residente do PNUD em Moçambique, Eng.º Edo Stork, entende que a questão do desenvolvimento humano passa pela capacitação e empoderamento das pessoas, permitindo-lhes controlar as suas vidas com apoio na inteligência artificial.
“Nos últimos anos verificou-se o decréscimo no crescimento humano, devido à pandemia da COVID-19, o que resultou na elevação do índice de desigualdade que está cada vez mais a crescer, gerando falta de oportunidades, pobreza e educação sem qualidade e, com as novas tecnologias, facilmente pode-se revolucionar o sector da saúde, educação e agricultura de Moçambique,” referiu Eng.º Stork.

 


Durante a apresentação do RDH, Doutora Alexandra Antunes, também do PNUD, afirmou que o documento permite analisar o nível de crescimento ou regressão de um determinado país. Antunes destacou a necessidade de se explorar a inteligência artificial, como um meio que contribua no desenvolvimento do ser humano e de suas capacidades.

 


“A tecnologia é uma ferramenta muito poderosa, que nos pode ajudar não só a melhorar os sectores de destaque no país, como também pode ajudar na tomada de decisões e na promoção da inclusão social, desde que seja usada de forma responsável, com foco no bem-estar das pessoas”, realçou Antunes, destacando ainda que, apesar de impulsionar o desenvolvimento humano, a inteligência artificial ameaça a autonomia das pessoas.

 


Em representação do governo moçambicano no lançamento do relatório, o ministro da Planificação e Desenvolvimento, Doutor Salimo Valá, indicou que o documento ajudará a reflectir sobre o percurso, os resultados alcançados, desafios existentes e oportunidades na construção de um país inclusivo, sustentável e resiliente e, aliado às novas dinâmicas do mundo.
“A inteligência artificial servirá para ampliar o desenvolvimento humano, revolucionar a sociedade em termos económicos e sociais, embora represente uma certa ameaça à autonomia e à ética humana”, reiterou Doutor Valá.

 


O RDH 2025 enfatiza a inteligência artificial como uma ferramenta poderosa para promoção do desenvolvimento humano, considerando a complementaridade entre a tecnologia e os humanos, a inovação com propósito, de forma a acelerar a ciência e investir em capacidades que permitam melhorar a qualidade da educação e saúde. O evento que arrastou diversas individualidades constituiu um momento de reflexão sobre como impulsionar a criatividade e empoderamento tecnológico. (X)

 


Por: GCI/UP-Maputo

 

heraldica

REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique

(+258) 84 20 07 116

sgeralup@yahoo.com.br

DUNS: 558579373