upm mctestp
O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo e o Reitor da UPMaputo, Jorge Ferrão,  tiveram na manhã do dia 18.05.20, uma reunião de alto nível, onde foram discutidas matérias de interesse comum. Jorge Ferrão fazia-se ancompanhar por José Castiano, Vice Reitor Académico e Marisa Mendonça, Vice Reitora para Administração e Recursos e alguns Directores Centrais que apresentaram ao Ministro de tutela do Ensino Superior o que é a UPMaputo depois da reestruturação, a perspectiva do plano estratégico para os próximos 10 anos, a evolução do corpo docente, quadro de pessoal técnico e administrativo, número de estudantes e sua evolução, novos cursos em perspectiva, criação de Observatórios para diferentes áreas de capital importância para o desenvolvimento sócio económico e sustentável do país e outros assuntos correntes e fundamentais, sobretudo, nesta fase da pandemia da COVID -19  e consequente estado de emergência em vigência no país, que alterou a normalidade do dia a dia da Universidade e que obriga a uma reinvenção do processo de ensino e aprendizagem.
O objectivo central do encontro era criar as pontes para um diálogo inteligente e consequente, abrir as portas para o diálogo fluir, como disse Jorge Ferrão, citando um provérbio popular, "as raízes ficam sempre de baixo da sombra da propria árvore", numa clara alusão ao facto de as Universidades serem as raízes do MCTESTP. O ministro Gabriel Salimo fez-se acompanhar de uma equipa de Directores e Assessores que responderam as questões suscitadas e, num diálogo aberto construiu-se a ponte para futuros encontros técnicos.  No final, UPMaputo e MCTESTP mostraram abertura para continuar a aprimorar aspectos de interesse comum e tudo indica que estamos a inaugurar uma nova fase em que as universidades podem dizer abertamente o que pensam sobre a sua actividade e o que deve ser o ensino superior na nossa bela pátria amada. Gabriel Salimo disse que o MCTESTP acolhe o diálogo e, na medida do possível, a ideia é caminhar juntos.