
UP-MAPUTO 40 ANOS: GÉNESE E PERCURSO: Aula de Graça Machel junta gesta libertária e académica
Na tarde de terça-feira, 10 de Junho, a Sala dos Grandes Actos tornou-se o palco da aula aberta intitulada, “UP-MAPUTO 40 ANOS: Génese e Percurso”, que teve como oradora Graça Machel, antiga ministra de Educação e Cultura. Com a realização deste evento, a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) celebra a importância da memória histórica e institucional, ouvindo o testemunho e a reflexão de Graça Machel, que à data da criação do Instituto Superior Pedagógica (ISP) estava no pelouro de Educação e Cultura.
A celebração dos 40 anos tem como objectivo trazer à reflexão da comunidade universitária e do público, em geral, o percurso de uma instituição de ensino superior, cuja génese radicava-se na história e ideia fundadoras de um Estado nacional de igualdade entre homens patrióticos, independentemente da origem étnica, sexo, raça, confissão religiosa e língua.
A primeira ministra de Educação e Cultura no Moçambique independente falando numa plateia de miscigenação de gerações, 25 de Setembro, 08 de Março, e actual, percorreu a génese e os fundamentos do ISP até à sua transformação em universidade, numa altura em que o país celebra 50 anos de independência.
Sob olhar atento dos veteranos Óscar Monteiro e João Américo Mpfumo, Arnaldo Nhavoto, Abdul Razaque, e outros convidados, a antiga governante indicou que Moçambique em 1975, com 9 milhões de habitantes, era um país literalmente de analfabetos, com cerca 7.7% de habitantes escolarizados.
“Transformamos o país numa escola para todos, projecto de moçambicanos, os que sabiam mais ensinavam os outros. A nossa educação não foi fruto de pessoas licenciadas ou altamente qualificadas e experientes, foi uma obra colectiva, assim fizemos da educação um instrumento de afirmação da identidade moçambicana”, disse Graça Machel.
Para Graça Machel, a moçambicanização dos conteúdos, recursos naturais e hídricos, história e geografia, educação política, afigurou-se prioritária para as disciplinas de consolidação da identidade moçambicana. Embora com limitações o país não vergou, abriu uma frente de solidariedade internacional, Cuba, ex-RDA, URSS. “Usamos o princípio de equidade para enviar os estudantes nacionais para o estrangeiro, filhos de operários e camponeses de todo o país, unidade nacional, abrindo uma oportunidade para todos”, indicou.
“Tínhamos consciência de que o Sistema Nacional de Educação aprovado em 1983 precisava de espinha dorsal, a formação de professores, tínhamos os níveis baixos, era preciso criar uma instituição vocacionada para a formação de professores secundários e técnicos de educação, para responder ao crescimento de alunos do secundário, o ISP foi a solução encontrada” avançou a activista social.
Mesmo com as transformações que vêm sofrendo nos últimos tempos, a UP-Maputo é chamada a continuar como referência na formação de professores e técnicos de educação, onde o professor deve estar na dianteira na resolução de desafios futuros, e fazer transparecer a vontade da moçambicanidade.
O anfitrião do evento e reitor da UP-Maputo, Professor Jorge Ferrão, referiu que celebrar 40 anos não é apenas olhar para trás com gratidão, é olhar para o futuro de Moçambique com ambição e responsabilidade, numa era marcada pelos desafios tecnológicos, globalização, mudanças climáticas, e o papel da UP-Maputo passa pela formação mais crítica, criativa, e resiliente.
“A universidade esteve sempre ligada à missão de educar, para transformar, isso foi possível com a entrega de docentes, investigadores, funcionários, estudantes, que fizeram deste espaço seu lar académico. Os estudantes graduados nesta universidade reconfiguraram a matriz sociopolítico e cultural deste país, e a UP-Maputo foi um dos exemplos da unidade nacional, ao estabelecermos em todas as províncias do país”, avançou o Professor Ferrão.
Criado em 1985, o ISP iniciou as suas actividades lectivas em Agosto de 1986 com 93 estudantes que frequentaram os primeiros três cursos a saber, Pedagogia e Psicologia, Matemática e Física, e História e Geografia. (X)