MR UPM

Caros estudantes e docentes,

Em nome da Reitoria e de todos os Conselhos da Universidade Pedagógica do Maputo (UP-Maputo), gostaria de vos saudar e desejar que continuem observando as medidas de prevenção definidas pelo governo e pela nossa universidade.

Gostaríamos muito de vos ter no nosso espaço académico e nos recintos dos campi. Porém, ainda não vos podemos ter e aguardaremos por dias melhores. Enquanto isso, esperamos que estejam todos em casa, auxiliando as vossas famílias e os vizinhos e, sobretudo, seguindo as matérias que vos têm sido transmitidas pelas diferentes plataformas digitais disponibilizadas e/ou utilizadas na universidade (Moodle, SIGEUP, WhatsApp, Google Classroom, WebEx, eMail, etc.). da UP-Maputo.

Uma das medidas que a nossa universidade tomou foi de reformular o calendário académico. Se as aulas retomarem em Maio ou Junho de 2020, eventualmente, teremos de cancelar o período de férias semestrais e a semana dedicada a apresentação de trabalhos científicos e outros, a semana das Jornadas Científicas. Analogamente, teremos de prolongar o ano académico até finais de Dezembro ou meados de Janeiro de 2021. Isto permitiria passar um conjunto de conteúdos mínimo para os processos de avaliação.

Temos a consciência de que alguns de vós estão sem os equipamentos necessários para acessar e aceder às diferentes plataformas digitais. Por esse motivo, a universidade iniciará um estudo no sentido de apurar a percentagem dos estudantes que dispõe de acesso a estes conteúdos, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação. Numa segunda fase, faremos, igualmente, um estudo para avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes, resultante do uso destas plataformas digitais. Enquanto isso, confiamos na vossa solidariedade para que saibam criar as redes necessárias para partilharem os conteúdos que os vossos docentes vos proporcionam.

Como forma de aliviar à pressão económica das vossas famílias, decidimos cancelar o pagamento de qualquer multa por atrasos no pagamento de prestações mensais. Deste modo, queremos fazer jus às restantes políticas públicas que minimizam os efeitos da crise, junto dos estudantes e seus familiares.

Encerramos as nossas bibliotecas, como uma das medidas de distanciamento social. Lamentamos que assim seja, mas esperamos que cada um de vós entenda este procedimento e saiba que, neste momento, somos todos agentes de saúde e que a nossa saúde e dos nossos familiares e colegas, será sempre assunto sério.

Recentemente, estabelecemos um contacto com os colegas docentes que se encontram no exterior para dar continuidade dos seus estudos. Sabemos que estão bem e ansiosos para terminarem a sua missão e regressar à Moçambique, um dia, para estarem juntos de suas famílias e de todos nós na UP-Maputo.

Hoje, em particular, gostaria de voltar ao contacto de todos vós, para reiterar os votos de muita saúde e observância às regras de precaução. Cuidem-se e sejam agentes de saúde!

There are no up-coming events

• DUNS: 558579373