X GRADUAÇÃO NA MAXIXE - UNIVERSIDADE SAVE
DEUS EVOCADO NA CONSAGRAÇÃO DOS GRADUADOS
IMG-20190730-WA0022.jpg

Uma manhã diferente na cidade de Maxixe, terça-feira, 30 de Julho, muitas flores nas ruas, a cidade se confunde com um jardim, as togas negras fazem o contraste com o vermelho das rosas, gente se cruzando a caminho da Igreja, Paróquia da Sagrada Família. Dia diferente, a igreja recebe os graduandos, famíliares e amigos. Sentados na primeira fila  dois reitores, Jorge Ferrão da Pedagógica de Maputo, e Manuel Morais da UniSave, olham fixadamente para o Padre Ezio Bono, Director da Extensão da Maxixe. Começa a omelia, cânticos de louvor, ossana, glória ao senhor, aclamação. O Padre Roberto Maver entra em cena, fala do que faz um dia ser especial, procura o adjectivo e encontra três verbos para explicar aos graduandos o caminho da glória fundanda na ciência.  Colocar Deus em primeiro é o caminho, ele é o começo e o fim, a razão de ser  e existir, a ciência é um meio, um caminho,  um saber que se completa com a presença de Deus. Os dois reitores fixam o padre e o padre continua, fala para os graduandos, primeiro devem Agradecer,  agradecer a Deus, aos pais, a família, aos professores e aos colegas. Lembra que Deus é a origem de toda a graça.  O Padre continua, fala do segundo verbo, Recomeçar, graduar não é terminar, é preciso continuar a estudar, actualizar, ter disposição interior para estar sempre aberto, ser disciplo até ao fim da vida. A Paróquia escuta o padre com sotaque italiano, e o padre fala do terceiro verbo, Sonhar, é preciso sonhar, a sociedade muitas vezes é hostil aos sonhadores, mas é preciso sonhar, sonhar não custa nada mas vale muito, é preciso sonhar ir além, fazer as coisas acontecer, ter sonhos grandes, colocar Deus em primeiro. Ele é sabedoria, ciência e razão. Cânticos, ofertório,  elevação, comunhão, acção de graças, termina a missa, os granduandos saem, seguem o padre Ezio Bono e os dois reitores, é a procissão pelas ruas, vão à praça dos heróis, os dois reitores depositam uma coroa de flores, curvam-se em memória dos que morreram para libertar a pátria amada.  A marcha continua para tenda gigante onde os graduandos recebem o Diploma e ficam graduados. São 335 Licenciados e um Mestre em Ensino de Filosofia, 68 por cento são mulheres, Elena Magumana, directora do registo académico, pede palmas para as mulheres, são a maioria, parabéns mulheres. Os cursos de Gestão de Recursos Humanos e de Educação Física estão a graduar pela primeira vez. Ezio Bono, Padre e Professor, director da Extensão da Maxixe, lembra Denzel Washington, actor negro norte americano, já ganhou um Óscar de melhor actor, num discurso numa graduação lá nas Américas, Denzel disse, "Put god first", coloque deus em primeiro lugar em tudo o que fizer, os graduados ouvem o recado, fica o registo. Os discursos continuam, é a vez do Reitor da UniSave,  Manuel Morais tem um estilo muito próprio, fala da presença do outro Reitor e dos caminhos da UniSave, é novo nestas andanças reitorais, mas tem muita estrada nos caminhos da academia, fala da UP que confere o Diploma aos graduados é como se fosse uma dupla certificação, chama o amigo Jorge Ferrão para o discurso oficial da graduação, e o Reitor da UP-Maputo fala do sabor especial desta graduação e volta aos desafios dos graduados, lembra os verbos do padre Roberto, agradecer,  recomeçar e sonhar, no fim pede para não ser esquecido,  e se tiver que ser esquecido,  que seja devagar, muito devagarinho. Foi uma graduação com sabor especial e sentiu-se a presença de Deus.