
Diálogo Desportivo na UP-Maputo
DESPORTO É UMA FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DE PONTES
Defende Primeira-ministra Benvinda Levi
A Primeira-Ministra de Moçambique, Dra. Benvinda Levi, orientou na tarde de ontem, quarta-feira (14), o primeiro encontro com os desportistas organizado pela Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) intitulado, “diálogo desportivo com as mulheres e, com atletas vencedoras e campeãs de clubes – 2024”. Mulheres que carregam consigo a bandeira de trabalhar em equipa, determinadas, focadas, e não perdem oportunidades, mas acima de tudo são persistentes nos seus desafios.
Numa plateia composta por atletas de voleibol feminino da UP-Maputo, da equipa sénior feminino de basquetebol do Ferroviário de Maputo, e atletas da Federação Moçambicana de Boxe (FMB), a governante moçambicana, indicou que o desporto é um elemento de construção de cidadania activa e responsável, molda jovens do amanhã e comprometidos a carregar a bandeira de Moçambique. “O desporto é um instrumento de inclusão e de projecção do país, é uma ferramenta de construção de pontes, serve para mostrar o sentido de união, desejo, e sabedoria sob a bandeira da disciplina que é a ferramenta essencial”.
Para o reitor da UP-Maputo, Professor Jorge Ferrão, as atletas constituem faróis que ajudam a iluminar mais longe e servem de exemplo para outras meninas do país. “Este diálogo com as atletas vencedoras no ano jubilar do país e da UP-Maputo constitui uma forma de enfatizar o lugar que deve caracterizar o desporto na universidade, conquista, ciência e tecnologia”.
O exemplo das atletas de Voleibol do Clube da UP-Maputo que sagraram-se tri campeãs, no Campeonato Africano de Voleibol da Zona VI realizado em Gaberone, Botswana, em Dezembro de 2024; da equipa sénior feminino de basquete do Clube Ferroviário de Maputo, tricampeã na Liga Africana de Basquetebol Feminino em campeonato realizado na cidade de Dakar, Senegal, em Dezembro de 2024; e ainda a glória desportiva que sobressai na Selecção Nacional de Boxe que conquistou medalhas de ouro no Campeonato Africano de 2023 o que valeu a entrada directa para os Jogos Olímpicos de Paris 2024; mostra o quão é fundamental a prática desportiva.
Francisco da Conceição, assesssor do Ministro da Juventude e Desportos, revelou que o desporto constrói a nação e eleva a auto-estima. “Hoje é dia de reconhecimento da mulher moçambicana, sua ousadia no meio de vários desafios e adversidades de trabalho. As vitórias mostram o quão carinhosas as mulheres são, precisam de uma responsabilidade acrescida para a sociedade colocar o desporto em todos distritos e localidades do país”.
Por sua vez, o presidente da Feferação Miçambicana de Boxe, Gabriel Júnior, falando sobre o sucesso do boxe nacional, deu ênfase no trabalho em equipa, isto é, “quando as pessoas trabalham juntas podem levantar a bandeira do país, deve-se incutir o espírito vencedor, quem seria de nós sem as mulheres. Não existe ninguém insignificante, hoje sou conhecido internacionalmente por causa destes atletas, onde parece haver o mínimo e a insignificância está o maior valor”.
Mércia Mucheza, atleta da UP-Maputo, elogiou o gesto da universidade em organizar o evento tendo defendido que o desporto ajuda a vencer alguns estereótipos sobre a participação feminina nas modalidades desportivas. “Queremos justificar e defender as cores das mulheres e do país, continuar a trabalhar e a representar a nossa bandeira”, vincou a atleta que militou recentemente nas terras brasileiras. (X)
GCI-UPM