Notícias

Governo Japonês disponibiliza bolsas de estudo e pesquisa

A universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) acolheu na manhã desta sexta-feira (9), no centro de línguas, o encontro de divulgação de bolsas de estudo e de pesquisa, disponibilizadas pelo Governo Japonês através do Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (MEXT). Para 2025-2026 estão disponíveis bolsas de Estudo de Pesquisa (Mestrado e Doutoramento); Bolsas para Licenciatura; Bolsas de Escola Técnica (KOSEN) para Estudantes Pré-Universitário/Universitários; Bolsas de Escola de Treinamento Especializado (SENSYU) para Estudantes Pré- Universitário/ Universitários, a inscrição está aberta até 30 de Maio de 2025.


O Director da Faculdade de Comunicação e Artes, Professor Paulino Fumo falando no momento disse que a divulgação destas bolsas disponibilizadas será importante tanto para os estudantes como também para os funcionários da UP-Maputo.


Por seu turno o reitor da UP-Maputo, Professor Jorge Ferrão, caracterizou a sessão como sendo muito especial, uma vez que abrem-se oportunidades de formação nos quatro níveis e áreas distintas, assim esta abertura é uma janela de esperança para todos, referindo ainda que a cooperação com o Japão tem longa data, e nela existem muitos e bons exemplos de técnicos que foram formados no Japão que dão uma colaboração profícua e vantajosa para o país.


Por sua vez o Conselheiro e Adjunto Chefe de Missão da Embaixada do Japão em Moçambique, Taira IWASAKI disse que o programa de bolsas do MEXT representa um símbolo de cooperação internacional, deste modo acredita que esta oportunidade abre portas para que estudantes moçambicanos qualificados possam realizar seus sonhos através deste programa num país conhecido pela sua inovação, disciplina e cultura académica, outrossim, o programa irá capacitar os estudantes a ampliar suas capacidades e apoiar no desenvolvimento de Moçambique.


O encontro foi marcado igualmente por uma conversa com Délio Zandamela, funcionário da Embaixada do Japão, que falou em torno das bolsas disponibilizadas, explicando sobre o processo de candidatura, os critérios de selecção e as fases do processo, mencionou que no ano passado não foi possível levar um número maior de estudantes moçambicanos para estudar no Japão porque obtiveram resultados baixos.


Na ocasião, antigo estudante de mestrado (bolseiro) em Japão, Acácio Mangeira deixou ficar sua experiência em viver e estudar nesse país, afirmando que assumiu o desafio para “sair da zona de conforto e ter uma experiência diferente”, acrescentando ainda que estudar no Japão vai além da aquisição do diploma, mas também é uma exposição multicultural.


Os estudantes do ensino medio e superior que participavam no encontro mostraram-se bastante interessados em candidatar-se as bolsas, por isso, levantaram questionamentos sobre a equivalência dos certificados, os resultados aceitáveis, plano de pesquisa, as áreas de estudo, dentre outros aspectos arrolados.


A bolsa de estudo e pesquisa inclui passagem de ida e volta, isenção de taxas escolares, curso de língua japonesa no primeiro ano do programa e bolsa mensal para outras despesas. De referir que não se divulgou o número de bolsas disponíveis, pois depende do bom desempenho dos candidatos.


Por: Taualia Momade e Daniel Bila (fotos)


*GCI/UP-Maputo

 

Governo Japonês disponibiliza bolsas de estudo e pesquisaGoverno Japonês disponibiliza bolsas de estudo e pesquisaGoverno Japonês disponibiliza bolsas de estudo e pesquisaGoverno Japonês disponibiliza bolsas de estudo e pesquisaGoverno Japonês disponibiliza bolsas de estudo e pesquisa

heraldica

REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique

(+258) 84 20 07 116

sgeralup@yahoo.com.br

DUNS: 558579373