Licenciatura em Ensino de História

Objectivos do Curso de Licenciatura em  Ensino de História

O Curso de Licenciatura em Ensino de História, está subdividido em duas componentes:

 

Uma nuclear e outra complementar.

a) A componente nuclear visa:

Caracterizar os processos históricos em termos de espaço, domínios da vida humana e tempo;

Aplicar os métodos, as técnicas e as teorias da História na construção do conhecimento histórico;

Distinguir os conceitos básicos da História, no quadro das Ciências Sociais e Humanas;

Comparar os diversos rítmos de desenvolvimento político, económico e sociocultural das sociedades humanas ao longo do tempo;

Manipular as fontes primárias (escritas, orais e materiais) secundárias que constituem a base do conhecimento histórico;

Aplicar os conhecimentos de TICs na pesquisa e docência;

Usar o princípio da interdisciplinaridade no processo de elaboração do conhecimento histórico;

Manejar com rigor técnico o património material e imaterial histórico e cultural visando a sua identificação, conservação e preservação; e

Leccionar os conteúdos de história do sub-sistema do ensino geral, observando os princípios do multi-culturalismo e valorização dos saberes locais.

Formar professores e técnicos de educação com uma sólida preparação técnico-científica.

Proporcionar o desenvolvimento de valores éticos e deontológicos, como forma de garantir a formação de profissionais capazes de servir a sociedade.

Valorizar o património histórico-cultural e a sua inserção nos programas de ensino.

 

b) A componente complementar visa:

Manejar as fontes e métodos da história da áfrica e moçambique;

Caracterizar a indústria lítica em áfrica e moçambique; 

Explicar o processo de fixação bantu e formação dos estados na áfrica austral e

moçambique;

Explicar o processo de formação dos estados em moçambique e penetração mercantil estrangeira;

Analisar o colonialismo português em moçambique;

Reconhecer os feitos da luta de libertação nacional e governação em moçambique até

1990;

Analisar governação em moçambique de 1990 até séc. xxi;

Compreender a história dos estados ameríndios;

Analisar a colonização europeia na américa e os movimentos independentistas;

 

Critério de Admissão 

12ª classe ou equivalente

Disciplinas para admissão:

 

Duração do curso e número de créditos

O Curso de Licenciatura em Ensino de História tem a duração de 4 anos (8 semestres), correspondentes a 240 créditos, sendo 180 créditos para cadeiras nucleares e 60 créditos para cadeiras complementares.

 

Formas de culminação:

Monografias Cientificas

Projecto de intervenção social

heraldica

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