Licenciatura em Ensino de História
Objectivos do Curso de Licenciatura em Ensino de História
O Curso de Licenciatura em Ensino de História, está subdividido em duas componentes:
Uma nuclear e outra complementar.
a) A componente nuclear visa:
Caracterizar os processos históricos em termos de espaço, domínios da vida humana e tempo;
Aplicar os métodos, as técnicas e as teorias da História na construção do conhecimento histórico;
Distinguir os conceitos básicos da História, no quadro das Ciências Sociais e Humanas;
Comparar os diversos rítmos de desenvolvimento político, económico e sociocultural das sociedades humanas ao longo do tempo;
Manipular as fontes primárias (escritas, orais e materiais) secundárias que constituem a base do conhecimento histórico;
Aplicar os conhecimentos de TICs na pesquisa e docência;
Usar o princípio da interdisciplinaridade no processo de elaboração do conhecimento histórico;
Manejar com rigor técnico o património material e imaterial histórico e cultural visando a sua identificação, conservação e preservação; e
Leccionar os conteúdos de história do sub-sistema do ensino geral, observando os princípios do multi-culturalismo e valorização dos saberes locais.
Formar professores e técnicos de educação com uma sólida preparação técnico-científica.
Proporcionar o desenvolvimento de valores éticos e deontológicos, como forma de garantir a formação de profissionais capazes de servir a sociedade.
Valorizar o património histórico-cultural e a sua inserção nos programas de ensino.
b) A componente complementar visa:
Manejar as fontes e métodos da história da áfrica e moçambique;
Caracterizar a indústria lítica em áfrica e moçambique;
Explicar o processo de fixação bantu e formação dos estados na áfrica austral e
moçambique;
Explicar o processo de formação dos estados em moçambique e penetração mercantil estrangeira;
Analisar o colonialismo português em moçambique;
Reconhecer os feitos da luta de libertação nacional e governação em moçambique até
1990;
Analisar governação em moçambique de 1990 até séc. xxi;
Compreender a história dos estados ameríndios;
Analisar a colonização europeia na américa e os movimentos independentistas;
Critério de Admissão
12ª classe ou equivalente
Disciplinas para admissão:
Duração do curso e número de créditos
O Curso de Licenciatura em Ensino de História tem a duração de 4 anos (8 semestres), correspondentes a 240 créditos, sendo 180 créditos para cadeiras nucleares e 60 créditos para cadeiras complementares.
Formas de culminação:
Monografias Cientificas
Projecto de intervenção social
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- Licenciatura em Ensino de História
- Licenciatura em Ensino de História (Ensino a distância)
- Licenciatura em Antropologia e Desenvolvimento Comunitário
- Licenciatura em Antropologia e Desenvolvimento Comunitário
- Licenciatura em Direito
- Licenciatura em Ensino de Filosofia
- Licenciatura em Ensino de História
- Licenciatura em Serviço Social e Acção Humanitária
- Licenciatura em Sociologia E Desenvolvimento De Instituições
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- Licenciatura em Artes Cénicas
- Licenciatura em Design da Comunicação
- Licenciatura em Educação Bilingue (Português e Tsonga)
- Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa
- Licenciatura em Ensino de Francês
- Licenciatura em Ensino de Língua Inglesa
- Licenciatura em Ensino de Língua Inglesa (Ensino a Distância)
- Licenciatura em Jornalismo
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- Licenciatura em Design e Multimédia
- Licenciatura em Educação Visual e Geometria Descritiva
- Licenciatura em Engenharia Agronómica
- Licenciatura em Engenharia de Construção Civil
- Licenciatura em Engenharia Electrônica e Telecomunicações
- Licenciatura em Extenão Agrária
- Licenciatura em Informática Aplicada
- Licenciatura em Tecnologias e Segurança de Alimentos