Introdução
Moçambique ascendeu à sua independência nacional há cinquenta anos. Ao longo desse período muitas foram as transformações ocorridas no país, com destaque na área da educação. Com efeito, em 1984, em pleno período da construção de uma sociedade socialista, foi criado o Sistema Nacional de Educação (SNE), pela Lei 4/83. Entretanto, o SNE foi ajustado em 1992 pela Lei 6/92, que alinhou a Educação ao novo quadro constitucional de democracia e economia liberais. Finalmente, ocorreu um novo ajustamento em 2018, com a Lei 18/18, que se propõe a conformar a educação no país com as dinâmicas ora em curso em Moçambique e no mundo.
A história da educação no país, nos últimos cinquenta anos, é bastante rica de realizações e de desafios. Na verdade, embora tenha havido um grande investimento na educação por via da expansão da rede de escolas, institutos e universidades, da formação de professores, produção de material didáctico, etc. que resultaram na melhoria significativa das taxas de escolarização em todos os níveis ensino e na consequente diminuição do analfabetismo, persistem vários e complexos desafios.
Assim, a UP-Maputo, instituição de referência na pesquisa educacional em Moçambique, em parceria com o Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), tendo como mote os 50 anos da independência nacional e os 40 anos da UP-Maputo, pretende compor um dossier temático, designado “Educação em Moçambique: Desafios, Modelos e Caminhos para o Futuro” com reflexões académicas sobre os processos e dinâmicas no campo da educação, tendo como referência o passado recente, bem como o presente e as possibilidades que se abrem para o futuro.
Sobre os Trabalhos
Serão aceites, para publicação, no dossier temático (i) artigos com carácter mais reflexivo-analítico ou teórico, (ii) artigos suportados por pesquisa empírica ou de campo e (iii.) artigos que descrevam experiências. Os artigos devem estar enquadrados num dos eixos abaixo indicados ou noutros, desde que se debrucem sobre questões relativas à Educação no período pós-independência bem como as sobre as possibilidades que se abem para o futuro no campo da educação.
Eixos Temáticos
Politicas da Educação, Acesso e Sucesso Educacional;
As Praticas Pedagógicas, Limites, tecnologia e Inovações;
Tecnologia e Inovação na Educação;
Sustentabilidade e Educação;
Modelos de Formação em África e seus Resultados;
Currículo e Relevância Social da Educação (Currículo, Disciplinas Escolares e Avaliação);
Desenvolvimento Profissional Docente e Qualidade da Educação;
Educação, Inclusão e Diversidade;
Educação, Cidadania e Transformação social;
Ensino Pré-Escolar: A Base da Aprendizagem;
Ensino Primário: Universalização e Qualidade;
Ensino Secundário: Expansão e Qualidade e
Ensino Superior: Desafios e Perspectivas.
Quem Pode Submeter os Artigos
Propostas de artigos de professores(as), pesquisadores(as) e estudantes da UP-Maputo serão aceites. Encorajamos artigos em co-autoria e artigos de mulheres. Os artigos deverão ser enviados para
Formatação dos Artigos
As propostas de artigos devem ser submetidas em formato word e na sua primeira pagina (I) devem indicar o eixo, centralizado e a negrito, tamanho 14. (II) Duas linhas simples abaixo do eixo, deve vir o título do trabalho, tamanho 14, negrito, centralizado e maiúsculas apenas para primeira letra; (III) Três linhas simples abaixo do titulo, à direita, deve vir o(s) nome(s) do(s) autor(s), sem negrito, tamanho 12, letras maiúsculas só para as iniciais. Para cada um dos nomes deve haver uma nota de roda pé, que remeterá ao grau académico do autor, seu vinculo institucional e seu e-mail. (IV) Três linhas simples abaixo do nome dos autores, deve vir a palavra “resumo” em maiúscula, alinhado a direita e a negrito. Na linha abaixo seguirá o texto do resumo, com mínimo de 200 palavras e máximo de 300, espaço simples, tamanho 11. Seguem, na linha abaixo, entre três a cinco palavras-chave, separadas por um ponto, sendo que só a primeira letra de cada palavra/expressão deverá ser maiúscula.
Os artigos devem ter um mínimo de 15 e máximo de 20 páginas e o seu corpo deve observar estrictamente as normas de publicação de trabalhos académicos em vigor na UP-Maputo.
Cronograma (Datas Importantes)
20 de Março de 2025 - Publicação da chamada
15 de Julho de 2025 - Data limite da submissão das propostas de artigos
15 de Julho a 15 de Agosto - Processo de revisão de pares
01 de Outubro - Envio da versão final do artigo
Dezembro de 2025 - Lançamento do dossier temático na Gala Científica da UP-Maputo
Contacto
Email:
A Faculdade de Educação Física e Desporto (FEFD) da Universidade Pedagógica de Maputo foi criada em 1993 no culminar de um processo evolutivo da formação de professores de Educação Física, o qual iniciou em 1969 com a criação da Escola de Instrutores de Educação Física. À data da Independência, a escola de Instrutores deu lugar à escola de Educação Física (EEF), face à inexistência de candidatos com as condições de acesso até então exigidas, à urgência estabelecida pelas metas educacionais do país. Em 1985 a EEF é transformada em Instituto Nacional de Educação Física (INEF), assumindo a continuidade da formação já existente, mas integrando a responsabilidade da formação de Técnicos Desportivos. O INEF acabou por ser extinto em 2003 e integrado nos Institutos de Formação de Professores do Ensino Primário. Com o objectivo de garantir a formação de quadros a nível superior, a Faculdade de Educação Física e Desporto iniciou as suas actividades em instalações alheias, com um corpo docente efectivo de 3 professores, dos quais apenas um pós-graduado e com um corpo discente de 30 estudantes. Iniciou com um curso de Bacharelato, tendo introduzido o curso de Licenciatura, 4 anos depois e, em 2008, abriu o primeiro programa de Mestrado.
A então Escola Superior Técnica (ESTEC) criada a 18 de Janeiro de 2008, é uma unidade académica virada para a formação de profissionais superiores da área de Educação e também de outras áreas. A ESTEC foi responsável pela coordenação, gestão de todos os cursos técnicos existentes na UP-Maputo e pelo estudo de viabilidade da implementação desses cursos nas delegações. Com a reestruturação da extinta UP através do Decreto Presidencial de nº 05/2019 de 04 de Março, dando lugar a criação de cinco novas universidades, onde uma delas é a UP-Maputo, a ESTEC passou a designar-se Faculdade de Engenharias e Tecnologias (FET).
A Faculdade de Ciências Sociais (FCS) foi criada a 5 de Setembro de 1991 em substituição da Faculdade de História e Geografia que existia desde da criação do Instituto Superior Pedagógico (ISP). Com a transformação do ISP em UP e expansão desta pelo território nacional, a FCS registou um crescimento em termos de número de estudantes e docentes e também em termos do número de cursos leccionados, em todas delegações da UP. Em 2014, a Faculdade de Ciências Sociais (FCS) é extinta e é criada a Faculdade de Ciências Sociais e Filosóficas (FCSF) que continuou a funcionar com cursos em todas as delegações.
Com o processo de reestruturação da UP, esta faculdade passou a designar-se Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia.
A 14 de Julho de 2014, por despacho do Reitor da então UP, foi extinta a Faculdade de Ciências Sociais (FCS) e criadas as Faculdades de Ciências Sociais e Filosóficas (FCSF) e a Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente (FCTA), que alberga os cursos de todos os níveis de formação, desde a licenciatura até ao Doutoramento.
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- Av. do Trabalho, Nº 2482, Bairro de Chamanculo C, Campus de Lhanguene, Bloco F, 3º Andar
A Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) é uma das unidades orgânicas académicas existentes desde 1986, altura da criação do Instituto Superior Pedagógico (ISP). Nessa altura, tinha a denominação de Faculdade de Psicologia e Pedagogia, tendo mais tarde passado para a designação de Faculdade de Ciências Pedagógicas, em 1995, aquando da transformação do ISP em Universidade Pedagógica.
Desde a sua criação, a Faculdade de Ciências de Educação e Psicologia tem desempenhado um papel preponderante na formação psicopedagógica e didáctica.