1. Apresentação

No cenário contemporâneo, em que a velocidade de comunicação possibilita transferência de dados e de informações no âmbito local e global, torna-se cada vez mais necessário que as instituições de ensino superior se façam conhecer e divulguem uma identidade própria e que alcance maior visibilidade. Nesse sentido, pressupõe-se a criação da marca própria com todos os requisitos inerentes a sua constituição de forma a facilitar a sua identificação tanto pelo seu público-alvo interno quanto externo.
É nesse âmbito que foi elaborado este Manual de Identidade Corporativa da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP). É um documento técnico concebido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem em parceria com diversos departamentos e sectores da instituição. Reúne as descrições contextuais e técnicas de todos os elementos que constituem a Marca UP com especificações, recomendações e normas essenciais para a preservação das suas características. Dessa forma pretende-se divulgar e massificar o conhecimento da nossa marca e facilitar a sua correcta e coerente utilização, propagação, percepção, identificação e memorização pelos diversos públicos que, de alguma forma, lidam com a Universidade Pedagógica.
O Manual de identidade corporativa da UP busca traduzir na prática a missão, a visão e os valores que orientam o funcionamento desta instituição pública de ensino superior do país através da definição das principais características que a distinguem de todas as outras no contexto histórico, sócio-político e econômico não só do país como também do continente africano, da região da África Austral e do mundo. Assim, a identidade corporativa da Universidade Pedagógica é traduzida pela conjugação e intersecção de muitos elementos que, no seu todo, constituem a Marca UP.
O conceito de marca é bem mais abrangente do que a sua mera representação gráfica. A Universidade Pedagógica, através de seu nome e representação gráfica - comunica a "intenção" da sua missão que, desde a sua criação, "é uma instituição pública de nível superior, vocacionada para a formação de professores e técnicos para todos os subsistemas de ensino e áreas afins, agregando nos seus estatutos não só a graduação nos vários subsistemas, mas também a pós-graduação. Concebida inicialmente como Instituto
Superior Pedagógico (ISP), pelo Diploma Ministerial nº 73/85, de 4 de Dezembro, passou a ter a actual designação (Universidade Pedagógica) à luz do Decreto nº 13/95 de 25 de Abril".
Dessa forma, a Marca UP busca traduzir os seus atributos que a diferenciam das outras universidades. É isto que a faz especial e única frente às outras instituições de género no país, no continente e no mundo.

 

2. Contextualização da Marca UP

A presença da UP em todas as províncias de Moçambique e em alguns distritos é um diferencial marcante que a torna pioneira na expansão do ensino superior no país. Esta política de expansão possibilita o acesso ao ensino superior de todos os moçambicanos e torna-se vantagem para as famílias que, por falta de meios financeiros não poderiam deslocar seus filhos a estudarem em outras províncias como acontecia antes dessa expansão.
Se comparado com todas as outras instituições de ensino superior no país, a UP possui maior número de estudantes. São cerca de 40 mil alunos e este número tende a crescer a cada ano lectivo com a entrada de novos ingressos tanto nos cursos iniciais quanto nos de pós-graduação, mestrado e brevemente doutoramentos.
Abertura de novos cursos e novas áreas de formação traduz-se na oferta de opções para os candidatos a diferentes níveis (licenciatura, mestrado, doutoramento) e nas opções de modalidades de ensino-aprendizagem (presencial, semi-presencial e à distância).
O crescimento da instituição não é apenas na área de ensino, mas também em infra-estruturas capazes de atender as necessidades de ensino-aprendizagem, de pesquisa e de extensão que constituem o pilar que sustenta a vida que pulsa em todos os cantos da UP. Para isso foram construídas infra-estruturas de raíz em todas as delegações para atender melhor o seu público.
Esse ambiente de crescimento exige também o estabelecimento de estratégias de gestão dos processos comunicativos e de interação entre a UP e seu público (interno e externo) e, para isso, precisa unificar os apesctos que são fundamentais para uma melhor identificação de sua marca e desempenho institucional.
O ambiente da cultura institucional da UP é marcado pela produção de conhecimento e de saberes nas mais diversas áreas de conhecimento através dos processos de ensino-aprendizagem, da pesquisa científica desenvolvidas pelos investigadores e também através de acções de extensão universitária que coloca a universidade na interacção com as comunidades locais. Essas actividades são associadas às condições e às formas de atendimento e tratamento que são direcionados a comunidade acadêmica e a outros
tipos de publico que se relaciona com a universidade em todas as suas instâncias.
Contamos que com a adopção de regras e técnicas unificadas sobre o uso de todo o conjunto de materiais que fazem parte da marca UP possamos criar laços de uma convivencia profissional aberta e construtiva que corrobora para a elevação da auto-estima do público interno, neste caso da comunidade acadêmica constituída por estudantes, docentes e membros do corpo tecnico administrativo.
Sendo assim, cada elemento que constitui a identidade corporativa da UP pretende representar a instituição com simplicidade, objectividade, clareza e precisão, pois são esses aspectos que formam a base para o sucesso da comunicação, da troca de informação e, consequentemente, permitem o desenvolvimento das áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Estamos atravessando um momento singular na UP. Novos cursos, crescimento do número de alunos, mudanças curriculares, interacção maior com a sociedade, tudo isso vem exigindo respostas e uma postura mais competente na melhoria dos serviços prestados.
Em tais circunstâncias, é imprescindível que ganhemos uma visibilidade mais plena sobre o que estamos a fazer e que venhamos a dispor de uma maior capacidade de gestão dos serviços prestados à sociedade e à comunidadeacadémica, em particular.

 

3. Filosofia da Marca UP
Uma marca reflecte a essência de uma organização. É a expressão da sua identidade.
A marca UP representa valores essenciais, não só para a sua comunidade acadêmica, mas também para toda a esfera do ensino superior. Nesse sentido, o presente Manual de Identidade Coprorativa tem o intuito de auxiliar o público da UP a ampliar o conhecimento sobre a instituição que trabalha na direcção da excelência, da relevância e da inovação, aspectos indispensáveis à Universidade que tanto queremos ver reconhecidas as suas acções em prol do desenvolvimento do país.
Nesse sentido, as funções da UP são fundamentadas nos seguintes princípios filosóficos:


I. Missão
A Universidade Pedagógica de Moçambique (UP) é uma instituição social de utilidade pública vocacionada à formação de professores, quadros de Educação e áreas afins de nível superior, com competência para leccionar, realizar pesquisa e prestar serviços na área de Educação e outros sectores. Foi criada em 1985 como Instituto Superior Pedagógico (ISP) pelo Diploma Ministerial n.º 73/85, e transformada em Universidade Pedagógica, em 1995.
A UP rege-se por estatutos próprios aprovados no ano da sua transformação pelo Decreto do Conselho de Ministros n.º 13/95 de 25 de Abril, o qual define a missão da instituição, os seus órgãos de gestão colegial e administrativa.


II. Visão
Garantir a qualidade dos cursos e expandir o Ensino Superior para mais províncias. Formar professores para todos os níveis de ensino (infantil, primário, secundário, especial, técnico-profissional, alfabetização e educação de adultos e superior).


III. Valores

>> Autonomia

>> Excelência

>> Liberdade-Democracia

>> Confiança

>> Glocalidade

>> Responsabilidade Social

>> Justiça e Equidade

 

A Marca UP conta com os seguintes elementos gráficos:


Entende-se por Identidade Corporativa o processo pelo qual uma instituição utiliza os elementos de comunicação e imagem para transmitir eficazmente o que faz, como o faz, quem é e como pretende ser vista e compreendida pela sociedade em geral. Nesse sentido, através de elementos visuais a UP possui os seguintes elementos:

 

1. O logotipo

logo

O logotipo é a forma particular como o nome de uma instituição ou produto é representado graficamente e que simboliza toda a cultura institucional desde a sua missão, visão, valores, objectivos e metas que pretende alcançar através da mobilização de todo o tipo de recursos. Assim sendo, a marca UP com todos os seus elementos têm um significado contextual em que se enquadram os símbolos apresentados e a concepção técnica de todos esses elementos.

 

1.1. Significado contextual e concepção técnica

O logotipo da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP) representa de forma aglutinada e artística a missão e visão desta instituição, segundo os seus Estatutos. Desde a sua criação, a UP, é uma instituição pública de nível superior, vocacionada para a formação de professores e técnicos para todos os subsistemas de ensino e áreas afins, agregando nos seus estatutos não só a graduação nos vários subsistemas, mas também a pós-graduação. Concebida inicialmente como Instituto Superior Pedagógico (ISP), pelo Diploma Ministerial nº 73/85, de 4 de Dezembro, passou a ter a actual designação (Universidade Pedagógica) à luz do Decreto nº 13/95 de 25 de Abril.
A presente memória descritiva pretende esclarecer (1) o significado em que se enquadra o logotipo e a heráldica da Universidade Pedagógica – Moçambique e (2) a sua concepção técnica.


1. Significado

O logotipo da Universidade Pedagógica (UP) representa de forma aglutinada e artística a missão e visão desta instituição, segundoos seus Estatutos.
Assim constituem o logotipo os seguintes elementos:
- Livro aberto
- Sol nascente
- "UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA"
- "MOÇAMBIQUE"

 

Livro aberto

livro aberto

 

Sol Nascente

sol nascente

 

O sol nascente na linha do horizonte simboliza a saída das trevas da ignorância e o nascer de um novo mundo, de uma nova vida nos seus mais variados domínios (social, econômico, ...) que tanto o professor como o estudante almejam com a sua interacção – mediado pelo livro, nesse processo de ensino e aprendizagem. A linha do horizonte constitui ao mesmo tempo páginas do livro aberto, ilustrando que no limiar da actividade com o livro nasce o futuro brilhante caracterizado pelo sol nascente.

 

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA inscricao up

 

A inscrição "UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA" em Arial carregado é apresentada em fita semi-circular, de concavidade para baixo. Os rebordos superior e inferior desta fita são constituídos por linhas duplas, sendo a superior-exterior 3 vezes mais espesso que as outras.

 

MOÇAMBIQUE

inscricao moz

 

Com a revisão dos Estatutos da UP efectuada em 2010, acrescentou-se no logotipo a palavra "MOÇAMBIQUE" para identificação da Universidade Pedagógica como instituição Moçambicana, representada em todas as Províncias do país.

2. Concepção técnica
Livro aberto

livro aberto

 

O software usado para elaborar o livro aberto é o Adobe® Illustrator. A espessura das oito linhas a preto que representam as folhas é de 2 pontos enquanto que o traço que representa a da capa é de 6 pts, ou seja, a proporção entre as espessuras da "folha/capa" é de 1/3.

Sol nascente

sol nascente

 

O sol nascente apresenta-se com 17 raios visíveis, longos intercaldos por 16 raios curtos, partindo do mesmo ponto central, com espessura original de 3 pts. Tomando o raio comprido como unidade, o raio curto é 3/4. O núcleo do sol é um disco a amarelo dourado, CMYK (0; 25; 100; 0) cujo raio é 1/2. O sol nascente apresenta-se limtada por uma linha do horizonte que é ao mesmo tempo a oitava linha de representação das páginas do livo aberto.

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

inscricao up

 

A inscrição "UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA" em Arial carregado é apresentada em fita semi-circular, de concavidade para baixo. Os rebordos superior e inferior desta fita são constituídos por linhas duplas, sendo a superior-exterior 3 vezes mais espesso que as outras.

MOÇAMBIQUE

inscricao moz

A inscrição "MOÇAMBIQUE" em Arial carregado é apresentada em arco de circunferência com concavidade para cima.

 

2. Heráldica

heraldica

Para além do logotipo, a UP possui uma heráldica que foi produzida no contexto do reconhecimento e da valorização da diversidade cultural e etnolinguística que caracteriza o público da UP e a sua presença em todas as províncias do país. A mesma não substitui o logotipo, mas sim o complementa. Por isso, deverá ser usada nas seguintes situações:
a. em eventos da UP acompanhando o logotipo oficial;
b. em papel timbrado;
c. em trajes acadêmicos obedecendo às orientações estabelecidas pelo Gabinete de Comunicação e Imagem;
d. em materiais institucionais como produções académicas, científicas, culturais e de promoção da imagem institucional.

 

2.1. Significado
A heráldica da Universidade Pedagógica (UP) representa de forma aglutinada e artística a missão e visão desta instituição, segundo os seus Estatutos. Assim constituem elementos da heráldica os seguintes elementos:
- Livro aberto
- Sol nascente
- Ondas do mar - água
- “UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA”
- “MOÇAMBIQUE”
- Divisa “Osomiha, Kupisakira, Kutirhela”

 

Livro aberto

livro aberto

 

O livro aberto simboliza a abertura ao conhecimento revelando a missão da Universidade Pedagógica (UP) na sua totalidade, isto é, sendo a UP uma instituição de ensino e aprendizagem, tem o livro aberto como elo entre o professor e o estudante – os principais intervenientes deste processo.

 

Sol Nascente

sol nascente

 

O sol nascente na linha do horizonte simboliza a saída das trevas da ignorância e o nascer de um novo mundo, de uma nova vida nos seus mais variados domínios (social, econômico, ...) que tanto o professor como o estudante almejam com a sua interacção – mediado pelo livro, nesse processo de ensino e aprendizagem. A linha do horizonte constitui ao mesmo tempo páginas do livro aberto, ilustrando que no limiar da actividade com o livro nasce o futuro brilhante caracterizado pelo sol nascente.

 

Ondas do mar

ondas mar

 

Ondas do mar – água : fonte da vida simboliza a força, dinamismo e versatilidade da Universidade Pedagógica – Moçambique

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

 

heraldica up

 

"UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA" é o nome atribuído à instituição, segundo a aprovação pelo Conselho de Ministros do Decreto 13/95, referente a transformação do então Instituto Superior Pedagógico em Universidade Pedagógica. A inscrição Universidade Pedagógica" ao estar colocado em redor do sol nascente, quer simbolizar que nela onde ocorre esta nobre missão de ensinar, pesquisar e servir a sociedade.

 

MOÇAMBIQUE

inscricao moz

Com a revisão dos Estatutos da UP efectuada em 2010, acrescentou-se no logotipo a palavra "MOÇAMBIQUE" para identificação da Universidade Pedagógica como instituição Moçambicana, representada em todas as Províncias do país.

 

Osomiha Kupisakira Kutirela

A divisa, descrita em três línguas nacionais, significa literalmente: Ensinar (Osomiha), Pesquisar (Kupisakira), Servir (Kutirhela) encerra em si a missão estratégica da UP. As três línguas nacionais escolhidas, Emakhua, Xisena e Xichangana, são das três regiões do país, norte, centro e sul, respectivamente. A mistura destas línguas a constituir a divisa, significa:
a) unidade nacional;
b) o facto da UP estar presente em todo o país e, por isso, ser universidade de todo o país;
c) glocalidade - um dos sete valores advogados pela nossa Universidade;
d) a ligação entre a UP e a cultura do Povo Moçambicano.

 

2.1 Concepção técnica

Livro aberto
2.2. Concepção técnica
O desenho da heráldica foi elaborado pelo software de ilustração Adobe® Illustrator

livro aberto

No livro aberto temos oito linhas que representam as folhas a preto CMYK (0; 0; 0; 100) de espessura original de 2 pontos enquanto que o traço que representa a capa do livro é de 6 pts, ou seja, a proporção entre as espessuras dos traços da "folha/capa" é de 1/3.

 

Sol nascente

sol nascente

 

O sol nascente apresenta-se com 17 raios visíveis, longos intercaldos por 16 raios curtos, partindo do mesmo ponto central, com espessura original de 3 pts. Tomando o raio comprido como unidade, o raio curto é 3/4. O núcleo do sol é um disco a amarelo dourado, CMYK (0; 25; 100; 0) cujo raio é 1/2. O sol nascente apresenta-se limtada por uma linha do horizonte que é ao mesmo tempo a oitava linha de representação das páginas do livo aberto.

 

Ondas do mar

ondas mar

 

Ondas do mar – água : são representadas por seis linhas a azul CMYK (100; 50; 0; 0), com espessura original de 7 pontos.

 

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

heraldica up

 

A inscrição "UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA" em Arial carregado é apresentada em fita semi-circular, com as extremidades voltadas para tráz, fazendo orla ao Sol nascente.

 

MOÇAMBIQUE

inscricao moz

A inscrição “MOÇAMBIQUE” em Arial carregado é apresentada entre o Livro aberto e as Ondas do mar.

 

Osomiha Kupisakira Kutirela

o2k

 

A divisa, Osomiha, Kupisakira , Kutirhela é em três dobras de fita semi-circular de concavidade para cima, fazendo orla às Ondas do mar. Esta fita junta-se, nas suas exremidades, com a fita da incrição "UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA", compondo uma orla circular à todos os outros elementos da heráldica.

3. BANDEIRA

bandeira

 

3.1. Concepção técnica
A bandeira é de forma rectangular de comprimento e largura na proporção de 3 para 2, respectivamente.

concepcaoBandeira

 

A partir da largura, subdivide-se o rectângulo em três faixas iguais. A faixa de baixo fica colorida a azul claro, codificado CMYK (75; 0; 0; 0), ficando as duas faixas acima, coloridas de branco, codificado CMYK (0; 0; 0; 0). A cor azul claro, é a cor convencionada internacionalmente para simbolizar a educação.

bandeira2

Para colocação do logotipo, determina-se o rectângulo central da parte branca, tendo 1/3 do comprimento e 1/3 da largura da bandeira.

 

bandeira3

 

Aplicações
A aplicação correcta dos símbolos que compõem a marca UP visa promover maior visibilidade institucional tornando a UP facilmente reconhecida pelo público em geral.


4. Formas de manipulação do logotipo e da heráldica
O logotipo e a heráldica não deverão ser usados sem os elementos descritivos neles contidos.


5. Formas correctas de uso
a) Dimensão original do logotipo e da heráldica

 

aplicacoes

 

6. Redimensionamentos:
a) Ampliação
As dimensões do logotipo e da heráldica podem ser ampliadas ou reduzidas de acordo com o tipo e o tamanho do suporte a serem inseridos e levando em consideração as dimensões do espaço em que se pretende que ocupem. Mas, para isso, devem ser manipuladas a partir de qualquer canto do quadrado que se forma ao clicar no símbolo, como ilustram os exemplos a seguir:

aplicacoes

ampliacao

b) Não se pode esticar ou condensar o logotipo e a heráldica fazendo redimensionamentos no sentido horizontal porque os destorce achatando-os, como mostram os exemplos abaixo:

 

ampliacaoerrada

Outras Aplicações do Logotipo e Heráldica
1- Cabeçalhos
A tipologia tem o objetivo de uniformizar as informações escritas e unificar a identidade visual, atrelando uma correspondência entre o logotipo da UP e seus elementos verbais. Seu uso correcto garante eficiência na comunicação. Assim o texto identificativo da unidade orgânica deverá ser escrito em Times New Roman, corpo 12, em maiúsculas, e centralizado, abaixo do logotipo que deve estar também centralizado em relação à página. E a seguir devem constar dados sobre a localização física, telefones, fax, entre outros dados essenciais sobre a unidade/departamento/sector.


a) Para todas as Unidades Orgânicas

 

unidadesorganicas

 

b) Para a identificação de Departamentos e/ou Sectores

dptsect1

dptsect2

c) Para Delegações

delegacoes

d) Aplicações para materiais digitais

Para a aplicação da marca da Universidade em materiais digitais deverá respeitar-se a seguinte hierarquia:
√ o logotipo da UP fica alinhado à esquerda, na parte superior;
√ os logotipos de unidades orgânicas (direcções, gabinetes, faculdades, delegações, departamentos ou sectores), ficam alinhados à direita do logotipo principal da UP respeitando a sua margem de segurança e a harmonia do layout da página;

e) Em vestuário diverso
• Camisetes: o logotipo principal da UP deve ser colocado no lado frontal, na altura do coração. O logotipo das Unidades Orgânicas deve ser colocado no lado frontal direito em paralelo com o principal da UP. Dizeres sobre quaisquer eventos ou de outra natureza devem ser colocados atrás da camisete.

vestiarios

vestiarios3

Logotipo de Unidades Orgânicas da UP

logosunidades

Eventos

There are no up-coming events

Contacte-nos

  • Endereço:
    REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135 Maputo, Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 67 09
    (+258) 21 32 08 60/2

  • Fax: (+258) 21 31 21 13

heraldica2

© 2017 CIUP - Centro de Informática da Universidade Pedagogica. Todos os direitos reservados.