O Gabinete de Comunicação e Imagem dispõe da seguinte estrutura:
1. Director.
2. Departamento de Jornalismo e Comunicação Corporativa.
3. Departamento de Maquetização e Áudio Visuais.
Funções Gerais
São funções gerais do Gabinete de Comunicação e Imagem:
a) Propor políticas e estratégias de Comunicação;
b) Definir estratégias de comunicação e marketing da Universidade;
c) Promover a imagem institucional;
d) Disseminar informação sobre Redes Universitárias e de Pesquisa;
e) Disseminar informação sobre reuniões, conferências, congressos e outros eventos;
f) Assegurar a formação contínua de funcionários em matérias específicas, inerentes à sua área de actuação;
g) Propor medidas para a modernização dos sistemas de gestão de comunicação.
Departamento de Jornalismo e Comunicação Corporativa
Compete ao Departamento de Jornalismo e Comunicação Corporativa:
a) Garantir a comunicação interna e externa;
b) Assegurar os contactos da Universidade com os órgãos de Comunicação Social nacionais e estrangeiros;
c) Promover ou garantir a publicação de informação institucional nos órgãos de comunicação social;
d) Recolher matérias de imprensa sobre a Universidade, para análise, eventuais acções e arquivo;
e) Garantir registos diversificados dos eventos significativos das diversas Unidades Orgânicas da Universidade;
Departamento de Maquetização e Áudio Visuais
Compete ao Departamento de Maquetização e Áudio Visuais:
a) Conceber a apresentação oficial da Universidade nos diferentes formatos;
b) Maquetizar e diagramar material informativo, incluindo convites, postais e cartões-de-visita;
c) Apoiar as unidades orgânicas na impressão de material didáctico e de outra natureza, entre outras iniciativas, que viabilizam a difusão do conhecimento produzido na Universidade;
d) Captar e fazer a gestão de imagens de todos os eventos da instituição;
e) Criar e gerir um banco de dados e imagens de todos os eventos da Universidade;
f) Produzir spots publicitários e vídeos institucionais.