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NOTA EDITORIAL

Estimados (as) leitores (as)

O Centro de Estudos de Políticas Educativas (CEPE) apresenta a Revista Udziwi número 33, com um total de 16 artigos.
O primeiro artigo, com o título “Influências gerencialistas nas políticas Públicas Educacionais” de Débora Quetti Márquez de Souza e Alice Miriam Happ Botler analisa as influências gerencialistas para compreender a educação brasileira contemporânea na perspectiva de gestão democrática.
O segundo artigo com o título “Políticas de Funcionamento dos Conselho de Escola em Moçambique: Análise de Legislação Vigente” de Benedito Sapane debruça-se sobre a necessidade de revitalização dos Conselho de Escola em Moçambique analisando a legislação vigente com vista a harmonizar os documentos objectivos-explícitos e de orientação e de apoio dadas as incongruências deles resultantes.
O terceiro artigo com o título “Práticas e Desafios na Formação e Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual nas Instituições de Ensino Superior” de Adilson Valdano Muthambe fala da historicidade da inclusão no ensino superior para compreender o status-quo por forma a adoptar estratégias de formação e inclusão laboral da pessoa com deficiência visual.
O quarto artigo com o título “Inclusão Curricular de Alunos com Necessidades Educativas Especiais em Países de Língua Portuguesa” de Nehemia Zandamela e Dionísio Tumbo procura fazer uma análise comparativa das leis dos sistemas de educação para o atendimento aos alunos com NEE em Portugal, Brasil e Moçambique.
O quinto artigo intitulado “Análise das Variáveis Socioculturais, Escolares e Professor como factores para o Insucesso Escolar” de Almeida Gomundanhe objectiva compreender a influência dos factores socioculturais, escolares e o professor no insucesso escolar.
O sexto artigo intitulado “Factores Associados ao Desempenho Escolar de Aluno em Moçambique” de Lúcio Francisco Afo e Carlos Lauchande faz uma exploração dos dados da avaliação nacional da 3ª classe nos anos 2013 a 2016.
O sétimo artigo com o título” Aprendizagem da Leitura e da escrita do Português em Moçambique” de Óscar Daniel e Maria Pereira debruça-se sobre as dificuldades ao nível da consciência fonológica associadas ao atraso na aquisição da leitura e da escrita visando propor estratégias metodológicas de superação.
O oitavo artigo intitulado” Atitude e Motivação dos Estudantes da 12ª Classe na Aprendizagem de Ciências Naturais Face a carência dos Laboratórios para a Realização das Aulas Práticas” de Regina Agostinho Maluleque, traz as percepções/opiniões dos intervenientes do processo de ensino-aprendizagem no concernente a aprendizagem das disciplinas que requerem a existências dos laboratórios, relatando as vicissitudes de aprendizagem vigentes na Escola Secundaria Heróis Moçambicanos.
O nono artigo com o título “Oficina de leitura: uma proposta de estimulação a iniciação e fluência de leitura no ensino primário” de Ângelo Niquice, Benizardo Luís e Crisalita Fones, apresenta o impacto positivo da aplicação do jogo didáctico e estratégias de leitura na melhoria da aprendizagem inicial da leitura e escrita.
O décimo artigo com o título “O Ensino Básico em Moçambique: uma possibilidade discursiva sobre o currículo local” de John Ngoma, procura contribuir para a compreensão e implementação do plano curricular do ensino básico, partindo de uma proposta discursiva de sua implementação.
O décimo primeiro artigo intitulado “Actuação do (a) Coordenador (a) Pedagógico nos anos Iniciais do Ensino Básico”, de Maria Suelizane Freitas Santos Azevedo e Débora Quetti Mártires de Sousa, analisa a actuação do coordenador nas classes iniciais, considerando a figura do coordenador pedagógico como elemento essencial no âmbito escolar.
O décimo segundo artigo com o título “Percepções de Alunos Adolescentes Brasileiros e Portugueses Sobre os Estilos de Liderança de Professores” de Célio Rodrigues leite, apresenta um estudo sobre os estilos de liderança de professores e o nível de controle coercitivo empregue em salas de aula.
O Décimo terceiro artigo com o título “Alocação de tempo de Aprendizagem em Matemática: Funções Didácticas em Questão” de Rosalino Chicote e Geraldo Deixa, caracteriza o tempo de aprendizagem alocado as funções didáctica na aula da disciplina de Matemática.
O décimo quarto artigo intitulado “Registo de Representação Semióticas da função Afim: Estudo da 8ª Classe na Cidade de Montepuez” de Ídio Albano, Elias Sabe e Rosalino Chicote, apresenta as Transformações em que os alunos encarram mais dificuldades na resolução de actividades sobre a função afim.
O décimo quinto artigo com o título “Uso das tecnologias de Informação e Comunicação na Universidade Católica de Moçambique: uma análise sobre os desafios encarrados pelos professores em Moçambique, de Marlethe Borges e Dionísio Tumbo, objectiva compreender os problemas e desafios encarrados pelos alunos e professores no acesso e uso das tecnologias digitais, no contexto de modalidade semi-presencial na Universidade Católica de Moçambique.
O décimo sexto artigo com o título “Mediação Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: desafios no uso de interfaces e ferramentas pelos interlocutores” de Dionísio Tumbo, apresenta os principais desafios que se impõem no uso de interfaces e ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

O CEPE Deseja a todos e a todas, uma óptima leitura!

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