Revista Udziwi número 38

No mundo, actualmente, a saúde é considerada como uma componente de desenvolvimento económico e social dos países. Com efeito, ela hoje não mais é vista de forma restritiva, como ausência de doença, mas de forma mais global e holística, como um estado de completo bem-estar físico, mental e social (OMS).
Esta forma de compreender a saúde, para muitos algo utópica, abre várias possibilidade aos actores, como Estados, sociedade civil, academia, indivíduos, etc. para se engajarem em acções e decisões promotoras de saúde. Nesta conformidade, tem sido vistas acções com vista, por exemplo, ao saneamento básico do meio, a prevenção e tratamento de doenças transmissíveis e não transmissíveis, ao tratamento de doenças negligenciadas, entre outras. Entretanto, a educação para a saúde, entendida pela OMS como oportunidades educacionais programadas para capacitar aos indivíduos para tomarem decisões fundamentais sobre assuntos relacionados com a saúde, adoptando estilos de vida saudáveis, se mostra fundamental.
A revista UDZIWI, na sua edição 38, irá publicar um dossier temático denominado EDUCAÇÃO e SAÚDE. Trata-se de uma oportunidade para que os académicos e não só, que tenham trabalhos nestas temáticas, contribuam para a construção de uma sociedade cada vez mais saudável, através da partilha de suas
pesquisas e reflexões.
E estas reflexões são necessárias na medida em que o ser humano é o activo mais importante de que dispõem as sociedades, logo, a promoção da sua saúde tem que ser vista como um factor crítico para o progresso, em todas as suas dimensoes. Trata-se portanto, de algo que não pode, de forma nehuma, ser negligenciado!
Para além deste dossiertemático, como já é nossa tradição, foram incluídos vários outros artigos, sendo que todos têm como pano de fundo a educação. O desiderato é o de sempre: fazer da educação um instrumento privilegiado para a construção da uma sociedade em que todos, sem exclusão, nos revemos!
Boa leitura!
Eduardo Humbane

Visualizar
© Universidade Pedagógica de Maputo 2022.

Search