Revista PSIEDU número 4

É com enorme satisfação que apresentamos ao público a 4ª edição da Revista Moçambicana de Educação e Psicologia (PSIEDU) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Maputo. Neste número são apresentados oito artigos de pesquisadores moçambicanos vinculados a diferentes universidades públicas e que representam diversas abordagens teóricas metodológicas em Psicologia Educacional, educação inclusiva, literatura e acção social. Dentre esses pesquisadores para além de psicólogos, professores e gestores, estão graduandos, mestrandos e doutorandos, com esse facto saímos todos ganhando e vamos ao alcance dos objectivos da nossa revista que perpassam por estimular práticas de pesquisa e fortalecer a área de pesquisa docência e atuação profissional em Psicologia.
Os textos abordam várias discussões desde as práticas no ensino superior, perfil de maturidade dos alunos do ensino secundário público do norte de Moçambique, perfil das famílias de adolescentes em bairros que persistem vulnerabilidades sociais, questões didáticas no ensino de Francês, incluindo temas sobre diversidade e inclusão.
Esta forma de estar em psicologia demonstra preocupação dos pesquisadores em publicar os resultados de suas práticas e que refletem a realidade moçambicana. Na construção do conhecimento glocal, a contemporaneidade sugere a interligação e diálogo da psicologia com as diferentes áreas do saber quebrando desse modo as fronteiras impostas pelas abordagens filosóficas clássicas. Com base no desenvolvimento desse pensamento e as ações que a área vem construindo, trabalhamos a nossa revista nessa direção enquanto periódico que se propõe em publicar artigos na área da psicologia e dar visibilidade as produções nacionais.

 

Desde já desejamos a todos boa leitura e reflexão.

Visualizar
© Universidade Pedagógica de Maputo 2022.

Search