Revista PSIEDU número 3

Nesta terceira (3ª) edição da Revista Moçambicana de Psicologia e Educação (PsiEdu), abarcamos 22 artigos da autoria de 32 investigadores, moçambicanos, brasileiros, e portugueses deste modo está a disposição dos nossos leitores temáticas como políticas educativas; gestão e liderança escolar; acesso, permanência, e adaptação na educação superior; formação docente para o ensino superior; satisfação acadêmica no Ensino Superior; depressão e efeitos da COVID-19; representação de gênero nos desportos coletivos; pedagogia como profisssão; pedagogia feminina e feminista; pensamento criativo para o futuro do bem-estar social sustentável.
Estas discussões de autoria e responsabilidade dos investigadores foram enquadradas em diferentes eixos temáticos tais como: Administração e gestão da educação; didáticas e práticas no Ensino Superior moçambicano; experiências, práticas e políticas no Ensino Secundário e Primário de Moçambique; educação, diversidade de gênero e projetos sociais.
Tratando-se de um período pandêmico e de mudanças nas formas de procedimentos em vários domínios: educacional, escolar, social, cultural, dentre outros. Entendemos que é um momento pertinente para refletir sobre estes conteúdos de modo a compreender as perspectivas do “novo normal” e os avanços dessas linhas de investigação. Em termos metodológicos constam nesta edição estudos que seguem um delineamento qualitativo, quantitativo e estudos baseados na revisão de literatura do tipo sistemático e narrativo.
Com base nos pressupostos da ciência revolucionária, na construção do conhecimento, os quais propõem o diálogo entre diferentes paradigmas e/ou áreas de conhecimento para a compreensão, explicação, e entendimento de um determinado fenômeno, bem como, as pretensões da Revista PsiEdu, na construção de um ambiente de partilha de resultados de pesquisa e de debate científico. Apresentamos esta 3ª edição da Revista Moçambicana de Educação e Psicologia.

Boa leitura e reflexão!