Revista Síntese Número 18

A revista Síntese é uma publicação online, de periodicidade semestral, propriedade da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia, da Universidade Pedagógica de Maputo. Neste número 18, a revista publica o “Dossier Especial Terrorismo em Cabo Delgado”, com artigos de autores moçambicanos que abordam o fenómeno do terrorismo nesta província do nordeste de Moçambique, em suas diversas dimensões, desde a violência social, corporal e psicológica, destruição de infraestruturas económicas, desestabilizações localizadas que resultam em transformação de vilas e povoações em áreas militarizadas, retornando ao país o drama humanitário de deslocados de guerra.
O carácter fenomenológico dessa violência terrorista, sendo um grave problema humanitário, é também político, quanto académico. Seu fundamentalismo, porquanto a brutal violência vai alçada numa narrativa religiosa, jihadista, aparenta ser negacionista da política, na sua qualidade moderna de recurso e habilidade humana de diálogo, reconciliação e paz.
Assim problematizado o fenómeno terrorista de Cabo Delgado, quando à religião é destruída a sua condição moral ecuménica dos povos, para se tornar instrumento sanguinário e bélico de um autoritarismo moral, e aos poucos que nesse sentido a manipulam aparentam negar a política e o direito, nacional ou internacional, é de se levantar a questão se seu facto histórico não é económico, quer seja etnicista ou capitalista....