kulambela12APRESENTAÇÃO

Prezado(a) leitor(a)

È com imenso prazer que colocamos em suas mãos o n.12, vol. IV da Kulambela - Revista Moçambicana de Ciências e Estudos da Educação, que traz artigos originais resultantes de dissertações de mestrado e teses de doutoramento defendidas dentro e fora da Universidade Pedagógica (UP) através do dossier temático «Estudos africanos, Comunicação e Psicologia» num momento em que a UP comemora os 10 anos da Pós-graduação com o lema “Construindo Escolas de Pensamento: Passado, Presente e Futuro”. A riqueza deste número reflecte-se não apenas pelas diferentes origens geográficas de seus autores mas também e sobretudo pela qualidade e diversidade das pesquisas apresentadas, nas quais o conhecimento por elas gerados têm Moçambique e África como o epicentro deste pensar glocal que reúne investigadores nacionais e estrangeiros em torno daquilo a que Boaventura Souza Santos designa de epistemologias do sul. Com efeito, os artigos que compõem este número discutem sempre permeados pelo prisma da africanidade, temas que vão desde: as línguas negroafricanas no Português Brasileiro, as vivências e experiências dos negros africanos na região agrestina do Brasil, a problematização sobre construção da lusofonia, a inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais em Moçambique, as condições e condicionalismos da qualidade de educação e no aspecto comunicacional debate por exemplo a qualidade do telejornalismo moçambicano tendo-se como base comparativa as televisões estatais e as privadas. Esta edição é composta por três secções reunindo um máximo de seis artigos cada e coordenadas por docentes seniores que actuam na pós-graduação na UP. Os diferentes temas abordados giram em torno das Ciências Sociais e Estudos africano, da Psicologia da Educação e das Ciências da Linguagem e Comuincação, coordenadas pelo Prof. Doutor Eduardo Humbane, Profa Doutora Bendita Donaciano Lopes e pela Profa Doutora Leonilda Sanveca, respectivamente.

A todos e todas desejamos uma boa leitura!

Para baixar clique aqui