Revista UDZIWI número 24

O presente número da Revista UDZIWI resulta da reunião de vários trabalhos recebidos na redacção, que constituem o espelho da actual investigação dos membros do Centro dos Estudos de Políticas Educativas e entidades parceiras sobre educação.
A inclusão neste número de um trabalho de pesquisa do contexto angolano demonstra o rigoroso cumprimento da intenção da internacionalização da Revista, cunhando-a de mais abrangência e diversidade. Neste número
vinte e quatro apresentam-se quatro artigos:
O primeiro, com o título “A Formação Prático - reflexiva de Professores de Português no Ensino Superior: Experiência da Universidade Pedagógica (UP) - Delegação de Gaza", da autoria de Ana David Verdial discute os elementos integrantes e caracterizadores do processo de formação inicial de professores, na perspectiva prático-reflexiva. É um conhecimento que
resulta de uma pesquisa-acção, teórico-prática, pois a autora reflecte em torno da própria prática, uma vez ser docente de Didáctica da Língua Portuguesa e supervisora de Práticas e Estágios pedagógicos.
O segundo artigo intilulado “Dificuldades na Elaboração de Trabalhos Académicos: Reflexões a Partir dos Discursos dos Estudantes Universitários Em Angola” de Francisco Caloia Alfredo visa identificar e analisar as dificuldades dos estudantes universitários na elaboração de trabalhos académicos, pois entende - se que o ensino da metodologia de
investigação se afigura importante na motivação à pesquisa e realização desses trabalhos.
O terceiro artigo, de Hermenegildo Guilherme Mondlane, trata da “A avaliação na sala de aulas: um instrumento de transformação da aprendizagem na construção do conhecimento”. O estudo constitui uma contribuição para a ressignificação do processo avaliativo, objectivando reflectir criticamente sobre os procedimentos de avaliação bem como a reacção dos professores perante esta actividade.

O quarto e último artigo “Teacher’s Competence and Performance, its effect on pupil Achievement in Upper Primary Education in Mozambique; What does SACMEQ data tell us?” de Carlos Lauchande, tem por objectivo avaliar competências e seus efeitos no desempenho dos alunos do ensino primário do 2º grau em Moçambique. De acordo com o autor, o desempenho do aluno baixou significativamente do SACMEQ II em 2000 ao SACMEQ III em 2007.
Com este número, a Revista UDZIWI termina o seu ciclo trimestral de 2015, com o desiderato de sempre ir, não só, ao encontro de um público mais vasto, mas também, incentivando para a recepção de artigos originais e respectiva avaliação independente.