IMG 20201013 WA0002

Muita Química entre a Química, Meio Ambiente e o Professor Catedrático Armindo Monjane;

Podemos assim resumir o essencial do que se passou hoje, 12 de Outubro, no Auditório Dr.
 Luís Nanjolo, na prova pública do concurso para a promoção à Professor Catedrático na *Cátedra de Química, Meio Ambiente e Educação Ambiental.*
António Armindo Ruben Monjane,  professor com larga experiência,  mais de 40 anos de
 ensino de Química em vários níveis, passou por diversas escolas como professor e dirigente, esteve no Centro 8 de Março como estudante, foi professor no Centro de Formação de professores em Inhamissua, província de Gaza, onde se estreiou como professor, para depois seguir para a antiga RDA, primeiro para licenciatura e depois volta de novo à Alemanha para fazer o Doutoramento. É  Director da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Pedagógica de Maputo e, a partir da tarde de hoje, dia do Professor, passa a ser Professor Catedrático, sem dúvida uma feliz coincidencia. A Lição de Cátedra teve como tema: *Colorimetria Visual, um Método de Análise Química para determinar poluentes na Água: Uma Experiência Económica e Ecologicamente Sustentável*.
Sobre as possibilidades de implementação deste método o Catedrático disse ser um método que tem como mérito incentivar o trabalho dos estudantes em grupo e melhorar as suas competências em vários níveis, sobretudo numa aprendizagem de grupo e cooperativa. Monjane falou da necessidade de ensinar este método em ensino de método de projectos, que responda aos interesses dos estudantes, onde o professsor aparece como um facilitador.
O juri foi presidido pelo Professor Catedrático Carvalho Madivate da Universidade Eduardo Mondlane, coadjuvado por pelo Professor Michael Schallies professor catedrático da Universidade de Educação de Heidelberg - Alemanha e Professora Gisela Lück, Professora Catedrática da Universidade de Bielefeld - Alemanha..
Foi sem dúvida uma Lição de Cátedra bastante interressante, sobretudo, na ligação estabelecida entre o ensino de Química, a Água, o Meio Ambiente e a Educação Ambiental.

• DUNS: 558579373