Melhoria do Equilíbrio entre a Teoria e a Prática na Formação de Professores Moçambicanos ou Theory-Practice Balance in Teacher Education (TEPATE)

O Ministério finlandês dos Negócios Estrangeiros concedeu financiamento a um grupo de quatro Instituições de Ensino Superior na Finlândia e em Moçambique, com o objectivo de melhorar a formação de professores em Moçambique. O trabalho do grupo é coordenado pela JAMK University of Applied Sciences. Os outros parceiros são: Universidade Pedagógica de Maputo, Instituto Superior de Educação e Tecnologia (ISET) e a Universidade da Lapónia. O Projecto é apoiado por uma ONG finlandesa UFF com sólida experiência de trabalho humanitário em Moçambique, que irá contribuir para os esforços do Projecto como parceiro associado.
O Projecto Theory-Practice Balance in Teacher Education é financiado através do Programa HEI ICI do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, que contribui para a política de desenvolvimento e os objectivos de cooperação da Finlândia, reforçando a capacidade das IES no Sul global. O Programa HEI ICI das IES é administrado pela Agência Nacional Finlandesa para a Educação.
O objectivo do projecto é aumentar a capacidade das IES parceiras em Moçambique, com vista a desenvolver e proporcionar uma educação de professores que equipe aos professores formandos com melhores competências para aplicar na prática uma pedagogia centrada no aluno, tanto em ambientes tradicionais de sala de aula como noutros ambientes de aprendizagem.
Apesar dos desafios causados pela actual pandemia do COVID-19, os parceiros estão entusiasmados por iniciar o projecto e estão empenhados em alcançar os resultados esperados, mesmo nesta situação global excepcional.

Improving Theory-Practice Balance of Mozambican Teacher Education
The Finnish Ministry for Foreign Affairs has granted funding to a group of four Higher Education Institutions in Finland and Mozambique to improve the teacher education in Mozambique. The work of the group is coordinated by JAMK University of Applied Sciences. The other partners are: Universidade Pedagógica de Maputo, Instituto Superior de Educação e Tecnologia – One World, and the University of Lapland. The Project is supported by a Finnish NGO UFF with solid experience of humanitarian work in Mozambique, who will contribute to the efforts of the Project as an associate partner.
The project Theory-Practice Balance in Teacher Education is funded through the Ministry’s HEI ICI Programme that supports Finland´s development policy and cooperation objectives by strengthening the capacity of HEIs in the global south. The HEI ICI Programme is administrated by the Finnish National Agency for Education.
The aim of the project is to increase the capacity of the Mozambique partner HEIs to develop and deliver teacher education that provides teacher trainees with better skills to apply learner-centred pedagogy in practice, in traditional classroom settings as well as in other learning environments.
Despite the challenges caused by the on-going COVID-19 outbreak, the partners are excited to start the project and are committed to achieving the expected results even in this exceptional global situation.

• DUNS: 558579373