IMG 20200814 WA0023
A Embaixadora da Finlândia em Moçambique, Laura Torvinen, uma amiga confessa de Moçambique e da Universidade Pedagógica de Maputo, terminou a sua missão diplomática de 4 anos na pérola do Índico  e fez questão de vir se despedir dos amigos da UPMaputo. Foi uma despedida carregada de emoção, uma vontade de não partir sem ficar, a diplomacia tem destas coisas, fazem-se amizades institucionais e pessoais e na hora de partir fica a saudade. Laura Torvinen é uma admiradora de Moçambique, amiga do peito, uma relação que vem dos tempos da luta armada de libertação nacional. Um grupo de estudantes finlandeses apoiou a frente de libertação de Moçambique e desse grupo fazia parte a Embaixadora Laura Torvinen.  A sua paixão por Moçambique foi crescendo e hoje  ela se confunde com a nossa história de luta e de desenvolvimento.
Na sala dos grandes actos, Biblioteca Central da UPMaputo, hoje, 13.08.20, Jorge Ferrão,  Reitor da Pedagógica de Maputo lembrou o passado da Embaixadora Laura Torvinen e dos seus feitos recentes, que muito contribuíram para a internacionalização da nossa universidade. A Finlândia é conhecida pela sua excelência na educação, o seu modelo de ensino é uma referência mundial. Um grupo de Directores da antiga Universidade Pedagógica esteve 10 dias na Finlândia a ver e aprender como se faz governação universitária, foi uma experiência única. A Finlândia apoia programas de educação no ensino primário e secundário em Moçambique, um contributo muito importante. A Embaixadora Laura Torvinen na hora de usar a palavra foi de poucas palavras, a emoção falou por si. Seguiram-se intervenções dos directores de faculdade e do Vice Reitor José Castiano, que resumiu a gratidão da UPMaputo.

• DUNS: 558579373