IMG 20200814 WA0029

Depois de 4 meses sem aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19, que forçou as instituições do ensino à suspender as aulas presencias, o reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Jorge Ferrão e Vice-reitor para área Académica José Castiano reuniram na manhã desta quinta-feira 14.08.20, na sala de grande actos - Biblioteca Central da UPMaputo, com os directores das Faculdades para aferir o nível de preparação para à retoma das aulas.
Neste contexto, o magnífico reitor da UPMaputo apontou que a retoma das aulas está condicionada a condições sanitárias que as faculdades vão apresentar para garantir que a universidade não seja o centro de propagação da Covid -19. Na mesma senda, o Prof. Castiano, Vice Reitor Académico,  realçou que a retoma das aulas só será possível se a segurança interna e das instalações oferecer condições sanitárias “saudáveis” para evitar transmissão nas salas de aulas e nos campus universitários.
Por seu turno o Director da Direcção Pedagógica da UPMaputo, Elías Matos, disse que para retoma de aulas num ambiente seguro já foi feito um trabalho de base nas unidades académicas, e sugeriu-se que as aulas retomassem num formato híbrido para permitir que os estudantes permaneçam pouco tempo nas instalações da universidade, outrossim, o interlocutor avança que para o efeito as turmas serão separadas em grupo de 20 estudantes para cumprir com distanciamento social nas salas de aulas. No entanto, disse o Prof. Matos, que neste momento decorre o processo de elaboração de horários para acolher o formato semi-presencial de retoma das aulas.
Os Directores das Faculdades mostraram-se unânimes na necessidade de reforçar a capacidade de criar condições para que as instalações universitárias tenham condições susceptíveis de minorar a propagação da Pandemia de Covid -19 através de garantia de álcool gel nas salas de aulas e divulgação de medidas preventivas através de cartazes e outras plataformas comunicacionais para incutir aos estudantes a importância de se prevenir deste mal sem pernas, mas que vai circulando e dizimando vidas humanas.
No entanto, neste âmbito de divulgação de informação com teor preventivo, o Vice-reitor para área académica, Prof. José Castiano, sugeriu que o Gabinete de Comunicação e Imagem em Coordenação com a Faculdade de Ciências de Linguagem, Comunicação e Arte elaborem uma estratégia de comunicação para reforçar a divulgação das medidas interventivas a nível interno.
As aulas presenciais vão arrancar na primeira fase com os oito cursos de Mestrado e cinco de doutoramento, num total de perto de 250 estudantes, o que vai permitir aferir as condições de Biosegurança oferecidas. Se tudo estiver bem, arranca a segunda fase com os estudantes do quarto ano. Tendo em conta que as aulas on line permitiram a transmissão de conteúdos do programa,  para terminar o primeiro semestre serão necessárias seis semanas para a consolidação da matéria, avaliação e validação. O segundo semestre deverá se prolongar até Março de 20 21 com uma pequena interrupção para as festas de Natal e Fim de Ano.

• DUNS: 558579373