IMG 20200617 WA0016
Numa cerimónia online, em videoconferência, a UPMaputo recebeu, oficialmente, no dia, 16.06.20, dia do Massacre de Moeda, do Metical e da Criança africana,  um importante donativo tecnológico da HUAWEI, como parte integrante  do equipamento para a instalação  da HUAWEI ICT ACADEMY da UPMaputo. Trata-se de dispisitivos de rede e conectividade que nesta fase vão servir para facilitar o processo de treinamento de eatudantea e técnicos no uso de tecnologias Huawei, numa altura em que decorre a formação e certificação de professorea da futura academia ICT.
Falando na videoconferência, Jorge Ferrão, Reitor da UPMaputo, disse que o donativo  é resultado de um acordo específico assinado entre a Huawei Technologies Mozambique Lda e a UPMaputo, em 2018, e de uma colaboração duradoura que, ao longo dos anos vem alargando cada vez mais as suas áreas, com o fim último de apoiar o capital humano da nossa universidade e de Moçambique. Ferrão, referiu que a UPMaputo, nos últimos tempos, tem estado empenhada no desenvolvimento de um Plano Tecnológico visando uma transição digital. *Queremos ser o maior centro de excelência para a área de Educação e tornarmo-nos num centro de referência regional em pesquisa sobre Educação e Formação de Pós-graduação. Para este propósito, acreditamos estar com o óptimo e oportuno parceiro, a Huawei Technologies*, rematou o Reitor da UPMaputo. Do lado da Huawei CEO em Moçambique, MR Wuku, disse que este é o início de um  caminho que abre portas para o futuro, numa clara alusão ao uso da tecnologia Huawei.  O Director de Cultivo de ICT da Huawei na Região Austral de África, MR Lubaoqiang, referiu que a Huawei tem perto de 168 Academias ICT espalhadas pelo mundo, e estar também  em Moçambique é um marco importante. Os jovens moçambicanos terão que competir com jovens de diferentes partes do mundo no domínio tecnológico e a Huawei está  a abrir este caminho, disse Lubaoqiang. A HUAWEI ICT ACADEMY da UPMaputo deverá entrar em funcionamsnto no primeiro semestre de 2021.