IMG 20200608 WA0000

conferência no Dia Mundial do Meio Ambiente contou com a participação do Reitor da UPMaputo, parceira da Scholas  Occurrentes*.
O Papa Francisco, dirigiu, na tarde de sexta-feira, 05 de Junho de 2020, uma videoconferência por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente. Sua Santidade comunicou à milhares de jovens de 170 cidades de diferentes partes do mundo, num encontro que contou com a participação de líderes sociais e representantes de várias instituições parceiras da Scholas Occurrentes, espalhadas pelo mundo, entre elas as primeiras-damas da América Latina e do Caribe e o Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Prof. Doutor Jorge Ferrão. Participaram, igualmente, diversas figuras do desporto, da arte e das ciências.
Na ocasião, o Papa mostrou enorme preocupação com o meio ambiente, tendo destacado que "as feridas causadas à nossa mãe natureza são feridas que também sangram em nós, sendo que o cuidado dos ecossistemas precisa de olhar para o futuro e não pode tratar apenas do imediato". Segundo Sua Santidade, a humanidade não pode ficar calada diante do clamor da natureza, numa altura em que testemunhamos os custos muito elevados causados pela destruição e exploração dos ecossistemas. “Não é hora de continuar a desviar o olhar para o outro lado, indiferentes aos sinais de um planeta que está a ser saqueado e violado, pela avidez da ganância e em nome, muitas vezes, do progresso”, declarou Papa Francisco.
Durante uma emissão que durou mais de uma hora, partilhada em plataformas digitais, O Papa Francisco também destacou os grandes feitos da Scholas Occurrentes, organização ligada a igreja católica e por ele criada, em Buenos Aires, há 20 anos atrás, da qual a Universidade Pedagógica de Maputo é parceira, no apoio a crianças e adolescentes desfavorecidos, por meio de uma rede global de escolas pelo encontro, valorizando a arte, o desporto e a tecnologia nas propostas educativas.
Nas palavras de Sua Santidade, “…uma educação que não escuta, não é educação. A educação tem de escutar, criar cultura, e ensinar a celebrar”.
Actualmente, a Scholas Occurrentes conta com 15 sedes regionais para 190 países, sendo as mais recentes as de Moçambique, Haiti, Estados Unidos, Japão e Chile. Assim, a Scholas Occurrentes vai criando pontes e abrindo portas em toda a geografia mundial.
De realçar que o Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, em 1972, e é celebrado ao redor do mundo, por meio de iniciativas individuais e colectivas em defesa do meio ambiente, como forma de causar impactos positivos no planeta.(x)