MINISTRO DA SAÚDE ESCALA UPMAPUTO NA CRUZADA DE ALERTA E ESCLARECIMENTO

IMG 20200310 WA0011

Anfiteatro completamente cheio, estudantes, docentes e funcionários admnistrativos com superior interesse de saber um pouco mais sobre o chamado *Vírus da China* o motivo não era para menos, o ministro da saúde, Prof. Doutor Armindo Tiago e sua equipa de médicos e técnicos de saúde, escalaram, segunda-feira, 09.03.20, o Campus de Lhanguene da Pedagógica de Maputo, para falar de forma franca e aberta sobre o CORONAVÍRUS, (COVID - 19), numa altura em que na vizinha República da África do Sul já há três casos confirmados de infecção.

IMG 20200310 WA0012

É caso para dizer que o Coronavírus está bem perto de nós, no país vizinho e tradicional parceiro nas trocas comerciais e movimentação turística, motivo mais do que bastante para estarmos em alerta máximo. Aliás, alerta máximo foi a expressão usada pelo Ministro da Saúde para caracterizar o estado actual. Ainda assim, Armindo Tiago, disse que não devemos estar em pânico, não há ainda nenhum caso confirmado de infecção pelo vírus da China em Moçambique e o ministério que dirige está preparado para responder em caso de necessidade de intervenção. As palestras que estão a fazer são disso um exemplo, é preciso alertar a comunidade, é preciso falar de forma aberta sobre os cuidados a ter porque quanto mais informação tivermos sobre o Coronavírus melhor será a nossa condição de prevenção. Armindo Tiago fez uma panorâmica historica sobre o Coronavírus desde o surgimento do primeiro caso em Dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan. O objectivo geral da palestra é assegurar que a comunidade académica receba informação correcta sobe os sinais, sintomas e medidas de prevenção do COVID -19, disse o ministro da saúde numa fala Pedagógica seguida com a devida atenção pela plateia. Informou sobre os sinais da doença e a conduta adequada em casos de suspeita da doença.

IMG 20200310 WA0014

Números actualizados até domingo, 08.03.20 davam conta da existência fora da China, o epicentro da doença, de 24.727 casos e 484 óbitos. Em África o Coronavírus já foi detectado em Marrocos, Tunísia, Senegal, Nigeria, Togo, Camarões e Africa do Sul. Temos de estar vigilantes e preparados, sobretudo naquilo que são as medidas de prevenção bem explicadas pelo Ministro e sua equipa que até fez uma demonstração de como lavar convenientemente as mãos, coisa que todos julgamos saber fazer, mas que muitas vezes não fazemos como mandam as regras de higienização.
Como acontece nas aulas houve perguntas, muitas perguntas, todos elas devidamente respondidas para que ninguem saisse do anfiteatro com dúvidas. Jorge Ferrão, Reitor da Pedagógica de Maputo fez a abertura da palestra tendo realçado o compromisso da UPMAPUTO com a divulgação do saber sobre o Coronavirus.

IMG 20200310 WA0013

Vivemos um "momento sombrio" na historia da humanidade. Debatemo-nos actualmente com o Coronavírus. Embora esta seja uma situação bastante preocupante as autoridades de saúde nos informam que a propagação do vírus pode ser muito mais lenta ou até revertida se houver mais acções robustas de contenção e controle. Portanto, estamos muito gratos por poder contar com a colaboração do Ministério da Saúde na consciencialização da nossa comunudade académica e dos cidadãos em geral, disse Jorge Ferrão em jeito de abertura e boas vindas ao Ministro da Saúde.

IMG 20200310 WA0015

HEPS - GCI

There are no up-coming events

• DUNS: 558579373