Universidade Pedagógica de Maputo assina acordo de Cooperação com o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Assinatura de memorando

A Universidade Pedagógica de Maputo e o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa acabam de assinar um acordo de cooperação com o principal objectivo de orientar as capacidades de ensino para formação de profissionais qualificados nos diferentes meios necessários à intervenção e apoio humanitários.
O acordo surge no contexto de uma iniciativa desenvolvida pelo ISCTE-IUL, que irá envolver outras instituições parceiras de Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Grécia na criação de um curso Internacional de Acção Humanitária.
A assinatura deste acordo acontece numa era em que a acção humanitária tem se mostrado cada dia mais importante, com os desafios das mudanças climáticas, que são a maior ameaça do século XXI, com os desafios dos crescentes conflitos existentes um pouco por todo o mundo, sem esquecer dos desafios relacionados às emergências de saúde.

PÓS GRADUAÇÃO COM BOAS PERSPECTIVAS
A pós-graduação em acção humanitária permitirá formar profissionais exclusivos da área, com conhecimentos que possibilitarão gerir questões estratégicas e matérias mais práticas relacionadas com execução de questões humanitárias, com vista a reforçar a resiliência das comunidades, reduzir o risco de catástrofes e equipar as mesmas com mecanismos eficazes de resposta.

OBSERVATÓRIOS EM VISTA
Na mesma cerimónia, que contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Professor Doutor Augusto Santos Silva, foi assinado um acordo específico que, para além da formação de docentes da UP-Maputo nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e de Tecnologias, prevê o apoio científico do ISCTE na montagem de Observatórios na Universidade Pedagógica de Maputo no primeiro semestre de 2020. A UP pretende lançar quatro Observatórios, nomeadamente a) Observatório para a Educação, b) Observatório para as Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Energias, c), Observatório de Mudanças Estruturais das Ocupações e Profissões e d) Observatório dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

IMG 20200123 WA0037