IMG 20190926 WA0014
*NÃO ACEITEM O BRANQUEAMENTO DA HISTÓRIA*
*DESAFIO DO PROFESSOR  PATRÍCIO JOSÉ AOS ESTUDANTES DA UPMAPUTO*

Numa palestra com casa cheia, hoje, 26.09.19, no Anfiteatro da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Pedagógica de Maputo, o Prof. Doutor Patrício José, Vice Ministro da Defesa Naciobal, desafiou os jovens estudantes universitários, maioria dos presentes, a não aceitarem o branqueamento da história. Dominem a história, é o ponto de partida para compreenderem e saberem estar no Moçambique actual, disse o palestrante numa fala Pedagógica ao mesmo tempo que lembrava aos presentes que os efeitos do colonialismo continuam presente. Patrício José falava numa palestra com o tema, "Avanços e Desafios de Moçambique Pós Independência", tema que explicou em avanços políticos e desafios. Recuou ao período colonial e lembrou que em 1975, quando celebramos a independência nacional o país tinha apenas uma Universidade, hoje Moçambique tem mais de quarenta insituações de ensino superior público e privado, é sem dúvida um grande ganho da nossa indecência, sublinhou, para depois acrescentar outros ganhos como a soberania,  a emancipação da mulher, a liberdade de imprensa e de livre expressão, o direito à participação política, a municipalização e descentralização foram outros exemplos avançados e partilhados para consubstanciar a tese de que o país está a avançar e tem tudo para dar certo. Patrício José, falou igualmente, dos desafios e do empenho do Presidente Nyusi, sobretudo do seu compromisso com a Reconciliação e Paz Definitiva, dos diferentes programas de bandeira, como um Distrito um Hospital e um Distrito um Banco, só para citar dois exemplos. Olhou para o alargamento da base material do ensino e para a necessidade de se continuar a equipar as escolas, aumentando a sua capacidade de integrar os estudantes na busca de soluções baseadas na pesquisa e investigação científica. Temos de criar referências sobre nós próprios, disse, numa clara alusão ao facto de os estudantes universitários terem de deixar a sua marca fundada no conhecimento e afirmação do saber sempre norteado pela ética e deontologia profissional. No final foram muitas as perguntas e o orador esteve bem nas respostas. As honras da casa estiveram a cargo do Magnifico Reitor Jorge Ferrão e António Taula da Comissão de Palestras.
A organização  promete outra Palestra com outro tema, para breve.
IMG 20190926 WA0016