recepcao new estudante

ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO DEVE PARTICIPAR DO ESPAÇO PÚBLICO
DEFENDE ALÍRIO AIDE

Associação de Estudantes da Universidade Pedagógica de Maputo (AEUPM) realizou na última sexta-feira, 03.05.19,a cerimónia de recepção eintegração de novos ingressos, vulgarmente conhecida por “baptismo de caloiro”. O evento que teve lugar no Campus Universitário de Lhanguene, tinha como objectivo fazer entender aos caloiros a essência e o real valor da academia.

De acordo o presidente da AEUPM Alírio Aide, nos últimos anos tem se verificado que os estudantes ao admitirem na universidade acham--se superiores que todos na sociedade, desrespeitando os pais, vizinhos e até isolam-se de amigos e familiares, e esta cerimónia visa essencialmente mostrar aos aspirantes a licenciados, que nada mudou na sua vida, se não a admissão conducente à aquisição ou aprofundamento de novos conhecimentos científicos, para que estes reconciliem a ciência e a parte social.
A cerimónia de baptismo na UPM afigura-se distante das tradicionais cerimónias, sujar os caloiros através de pó, ovos podres ou outro mecanismo dissonante com a realidade académica, a UPM, opta por ensinar através de palestras ligadas à juventude e educação.
Para o nosso interlocutor,a cerimónia de integração de novos ingressos começa na parte diurna com a realização de palestras, exposição de produtos de diversas empresas, registo de números de telefones, jogo de futebol, e outras actividades ligadas ao lazer.Para apimentar o evento, houve também a abertura de contas, doação de sangue e afterparty, onde os estudantes através da dança e conversa aprofundaram assuntos académicos e extra académicos.s
A realização da cerimónia de baptismo de novos ingressos foi antecedida por vários encontros entre chefes de turma do primeiro, terceiro e quarto ano, numa transmissão de experiências e processos de integração.