nyusi reitores unis

No seguimento do desmembramento da Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique e da fusão entre o Instituto Superior de Relações Internacionais e o Instituto Superior de Administração Publica o Chefe de Estado empossou nesta quinta-feira (28) os reitores e vices da Universidade Pedagógica de Maputo, da Universidade de Rovuma, da Universidade de Licungo, da Universidade do Púnguè, da Universidade do Save e da Universidade Joaquim Chissano.

“(...) Da UP, devido a sua densidade estudantil, extensa distribuição geográfica territorial, dimensão patrimonial espalhada, enormes recursos humanos e pedagógicos por gerir, recursos financeiros envolvidos o Governo decidiu descentralizar a UP sob o ponto de vista de gestão para permitir atingir com precisão aquele que era o objectivo que norteou a sua criação levar o ensino superior de qualidade próximo da população”, justificou o Presidente que empossou Luís Jorge Manuel António Ferrão para o cargo de Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo que tem como vice José Castiano.

A Universidade de Rovuma tem como Reitor Mário Jorge Caetano Brito dos Santos e a vice é Safira Abdul Magide Fagilde.

Para liderar a Universidade de Licungo foi nomeado Boaventura José Aleixo que tem como vice Brígida D’Oliveira Singo.

Emília Afonso Nhalevilo foi indicada Reitora da Universidade do Púnguè e Mateus Lindole para o cargo de vice.

O Reitor da Universidade do Save é Manuel José de Morais que tem como vice Catarina Tivane Nhamposse.

O Presidente Nyusi disse que o Instituto Superior de Relações Internacionais e o Instituto Superior de Administração Publica foram unidos “de modo a qualificar mais a sua actividade elevando a universidade ao exercício que lhes permite explorar os recursos existentes de forma racional dado o seu carácter base comum na fase inicial e a dimensão que tinham”.

Daí surgiu a Universidade Joaquim Chissano que tem José Mário Joaquim Magode como Reitor e para o cargo de vice foi empossado Lukas Dominikus Mkuti.

Nyusi desafiou aos novos reitores a “um contributo significativo na busca de soluções científicas e tecnológicas que identifiquem as fragilidades e a partir delas desenvolvam soluções que promovam o crescimento e o desenvolvimento nacional sustentável”.

fonte:http://www.verdade.co.mz/newsflash/68264