SADEC

O Programa Regional de Educação Ambiental (SADEC) criou em 2007 uma rede de trabalho, formada por oito Universidades da região da SADEC, nomeadamente; Moçambique, República da África do Sul, Zimbabwe, Lesoto, Maurícias, Namíbia e Botswana. Nesta rede de trabalho Moçambique é representado pela Universidade Pedagógica¸ Faculdade de Ciencias Naturais e Matematica. A finalidade da rede de trabalho das Universidades da SADEC é de realizar a pesquisa no âmbito da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Este projecto é coordenado pela Universidade de Rhodes da África do sul e tem por objectivos:

Explorar meios, através da pesquisa, de elevar a qualidade e relevância do ensino;

Integrar questões ambientais nos currículas escolares, no cumprimento das directivas da Nações Unidas na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005 – 1014);

Valorizar o conhecimento cultural e saberes locais

O projecto tem a duração de 3 anos (2009 – 2011) e visa apoiar os pesquisadores que integram a rede de trabalho na realizarem as suas actividades (docência – pesquisa e extensão). No âmbito deste projecto, a Faculdade de Ciências Naturais e Matemática, Departamento de Química, está a realizar uma pesquisa acção nas escolas secundárias que consiste em desenvolver uma concepção inovativa na abordagem contextualizada no ensino de Química. O projecto apoia as actividades no valor de 30.000 Randes por semestre, após apresentação e aprovação do projecto de pesquisa no período de seis meses.