Física

1.      VISÃO E MISSÃO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA

Em relação à visão o Departamento de Física adopta os princípios e valores preconizados nos estatutos da UP.

A visão do Departamento de Física é formar professores de Física e de outras áreas afins competentes no exercício das suas funções.

A missão do Departamento de Física é formar a nível superior, professores para todo o ensino que inclua a disciplina de Física em Moçambique e técnicos nos diversos ramos de Física.

As componentes major e minor do curso de Física da UP têm o objectivo de habilitar professores e técnicos a responder aos desafios e exigências mais recentes do ensino de Física, proporcionando o desenvolvimento de competências teóricas ou resultados de aprendizagem, instrumentais e práticas.

As competências gerais dos nossos estudantes no nivel de graduação serão:

1)      Usar os conhecimentos: conceitos, leis, principios e afirmações da disciplina de Física de forma integrada;

2)      Resolver problemas da área profissional relacionados com o ensino e aprendizagem de Fisica;

3)      Realizar a pesquisa que contribua para a melhoria da prática profissional;

4)      Integrar na sua actividade os saberes e práticas sociais e culturais da comunidade.

 

 

2.      DESIGNAÇÕES DO CURSO

O diploma de Licenciatura em ensino de Física terá a designação de Curso de Licenciatura em Ensino de Física.

O curso de Licenciatura em ensino de Fisica oferece as seguintes habilitações:

a)       habilitação para o Ensino de Física e

b)       habilitação em energias renováveis.

Para completar o curso o estudante é obrigado a fazer um minor.

 

 

3.      REQUISITOS DE INGRESSO PARA O CURSO DE FÍSICA

O curso de Licenciatura em Ensino de Física com as componentes de major e minor admitirá candidatos que tenham concluido a 12ª Classe na área das ciências ou equivalente.

As transferências para este curso serão feitas com base nas equivalências estabelecidas neste documento (vide ponto 14).

 

4.      PERFIL PROFISSIONAL 

O curso de Licenciatura em ensino de Física visa dotar os graduados com profundos conhecimentos teóricos e práticos. O graduado deve contribuir para a articulação entre o ensino de Física e ensino de outras áreas de componente minor e a pesquisa científica, sobretudo em campos educacionais.

As ocupações do Licenciado em Ensino de Física são:

  • leccionar a disciplina de Física no ESG, ETP e em instituições ligadas à formação e aperfeiçoamento de professores;
  • ter noção de montagem de sistemas renováveis de geração de energia;
  • participar de modo autónomo em actividades científicas;
  • trabalhar em sectores administrativos e pedagógicos relacionados com o ensino de Física, Matemática e/ou Electrónica e outras em órgãos do Ministério da Educação, em Institutos de Investigação Educacional e em Institutos de Formação e de Aperfeiçoamento de Professores Primários e Secundários;

Os sectores de trabalho do Licenciado em Ensino de Física são:

·             Ensino Secundário Geral, Ensino Técnico Profissional, Institutos de Formação e Aperfeiçoamento de Professores, Escolas de Educação Especial, Sectores da Educação ao nível regional, provincial e nacional;

·             Gestão e Administração de Escolas Primárias, de Educação Especial e Secundárias e de Institutos de Formação e de Aperfeiçoamento de Professores primários e secundários;

·             Coordenação de órgãos e sectores administrativos e pedagógicos relacionados com o ensino de Física e outras nos sectores da Educação e em Institutos de Investigação Educacional.

·             Instalação e Gestão de sistemas de energias renováveis.

 

5.      PERFIL DO GRADUADO (COMPETÊNCIAS)  

O curso de Licenciatura em Ensino de Física deve proporcionar ao estudante uma formação teórica de base e conhecimentos práticos que permitam ao estudante graduado saber-conhecer; saber-fazer e saber-estar. Assim o graduado do Departamento de Física deve ser capaz de:

(a)    responder aos desafios e exigências mais recentes da educação e de outros sectores de trabalho aplicando as competências desenvolvidadas em cada uma das disciplinas do curso (vide os programas temáticos);

(b)   ser proficiente em pelo menos uma das línguas de instrução em Moçambique;

(c)    respeitar e considerar as diferenças sociais, económicas e culturais (de género, raça, sexo, etnia, religião e língua) da sua comunidade;

(d)   considerar o estudante como sendo o centro do processo de ensino e aprendizagem, o que significa que os estudantes são portadores de saberes que devem ser respeitados e valorizados;

(e)    defender e valorizar os seguintes valores éticos e morais: democracia, justiça, equidade, globalidade, confiança, responsabilidade social e excelência;

(f)    ter uma visão curricular aberta. A abertura curricular significa admitir flexibilidade na definição dos objectivos e competências e na possibilidade de se organizarem os conteúdos em forma de áreas, disciplinas, módulos e temas geradores.

 

6.      DURAÇÃO DO CURSO

O curso de licenciatura em ensino de Física tem a duração de 4 anos (8 semestres), correspondentes a 240 créditos (Bolonha), 60 créditos por ano. Destes créditos, 180 são do curso major e 60 do curso minor. Cada semestre tem a duração de 19 semanas, sendo 16 semanas de aulas de contacto e de trabalho independente e 3 semanas para a preparação e realização de exames.

 

7.      COMPONENTES DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO

 

O curso de Licenciatura em ensino de Física comporta três componentes de formação (CF): Componente de formação geral (CFG); Componente de formação educacional (CFed); e Componente de formação específica (CFes).

 

8.1 Carga horária do curso

O número máximo de disciplinas por semestre é 6.  A carga horária semanal do estudante é de cerca de 25  horas.

 

8.2 Modalidade de curso

O curso é presencial.