Biologia

O curso de formação de professores de Biologia funciona, hoje, como uma ramificação estrutural e funcional do antigo curso de formação de professores de Química e Biologia, concebido em 1987 e reformado parcialmente entre 1994 – 1996 para o adequar às exigências de então. A formação básica no currículo actual, compreende três anos e garante o nível correspondente ao de bacharel em Química e Biologia. Com este nível o professor é capaz de leccionar a Química e Biologia até a 10a. classe.

A parte suplementar deste currículo compreende uma formação de dois anos ao nível de licenciatura numa das áreas do curso, nomeadamente na de Química ou na de Biologia, podendo o graduado intervir na educação até ao nível pré universitário. Não raras vezes o docente formado em Biologia foi recrutado para as diferentes universidades do país e do exterior; diga-se isto em alusão ao nível científico e didáctico do professor formado.

No decorrer do tempo várias alterações têm sido feitas ao currículo vigente por forma a adequá-lo às exigências pontuais. As alterações feitas têm consistido sempre ora no acréscimo, ora na retirada ou ainda na alteração de designações de determinadas disciplinas. Paralelamente a este tipo de cirurgias outras têm sido feitas por forma a se elevar o nível de leccionação de determinados conteúdos.