CHAMADA DE SUBMISSãO DE Comunicações ao Seminário Anual de Pesquisa e Extensão/Inovação 2022

chamada submissao comunicados 2

Lema: ''60 anos do Ensino Superior em Moçambique: Por uma Pesquisa mais Partilhada, Inspiradora e Sustentável"

Contexto do Seminário:

O Seminário Anual de Pesquisa e Extensão/Inovação visa proporcionar um espaço de partilha, divulgação, disseminação e debate de resultados de pesquisa e extensão/inovação realizada por pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação da UP-Maputo.

Neste contexto, informa-se toda a comunidade académica desta instituição que estão abertas as inscrições para apresentação de comunicações neste evento científico. As comunicações devem ter por base pesquisas concluídas ou em realização e, poderão ser feitas no formato de apresentação oral, poster ou exposição.

O Seminário está, tentativamente, marcado para os dias 13 e 14 de Outubro de 2022.

 

Informações e datas importantes:

1.Das inscrições

1.1 – As inscrições e submissão dos resumos das comunicações deverão ser feitas através do e-mail da Direcção Científica: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até ao dia 31 de Agosto de 2022.

Regras para Submissão:

O resumo da comunicação deverá conter:

- nomes completos dos participantes e respectivos emails;

- título da comunicação;

-indicação do tipo de projecto (pesquisa, extensão, inovação),

- indicação do eixo temático;

-objectivos (geral e específicos);

-quadro/referencial teórico;

-metodologia,

- conclusões relevantes ou resultados esperados;

- palavras-chave (entre 3 a 5).

O texto do resumo não deve ultrapassar 250 palavras e deve estar escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1.5.

Recomenda-se a inclusão do e-mail do autor ou do autor para correspondência (para caso de artigos com autoria partilhada).

Nota: Os nomes constantes nos resumos serão usados na emissão dos certificados de participação. Por isso, pede-se a maior atenção e correcção na identificação dos participantes.

1.2 – No acto da inscrição e submissão do resumo, os proponentes devem indicar o tipo de apresentação (oral, poster, exposição).

1.3. Os resumos de resultados de Projectos de Pesquisa e Extensão/Inovação submetidos serão avaliados por uma comissão criada para o efeito.

1.4. A Comissão Organizadora do evento comunicará aos proponentes de comunicações sobre o resultado da avaliação até o dia 11 de Setembro de 2022.

2. Eixos Temáticos

a)Desafios na avaliação da qualidade de Ensino Superior

  • Na graduação

    • Presencial

    • Ensino à distância

  • Na Pós-graduação

b) Universidade, Escola e Comunidade

c) Assuntos estratégicos e transversais na UP-Maputo

  • Promoção e gestão de género na UP-Maputo

  • Necessidades Educativas especiais

  • Paz e reconciliação

d) Desporto e saúde (desafios impostos pela Covid-19)

e) Reforma curricular e pesquisa na UP-Maputo

f) Ambiente e Sustentabilidade

g) Economia: Prosperidade, Igualdade e Sustentabilidade

h) Estudos sobre Gestão Universitária: Relação administração - academia

i) Dinâmicas da Gestão e Administração da Educação

j) Ciência e Inovação Científica, Tecnológica e Pedagógica

3. Regras para comunicação

  1. Oral

O tempo destinado a cada apresentação será de 12minutos. As apresentações devem incluir objectivos, enquadramento teórico/ revisão da literatura relevante para a área, metodologia, resultados e discussão e conclusões (parciais ou finais). Ao final de cada apresentação, haverá um espaço de tempo de 8minutos para a interacção (apresentação de questões e/ou comentários) entre o/a orador/a e a audiência.

  1. Poster

A comunicação em poster, corresponde à apresentação dos resultados de projectos de pesquisa (finais ou parciais), contendo todos os elementos relevantes dum trabalho de pesquisa, nomeadamente: introdução, objectivos, problema e questões de pesquisa, metodologia, resultados (esperados) ou conclusões, referências bibliográficas.

Os pósters deverão ser apresentados em tamanho A0, de forma a permitirem uma boa visualização da pesquisa apresentada.

 

  1. Exposições

Os produtos de inovação cujos resumos forem aprovados serão expostos num espaço que será indicado pela comissão organizadora do Seminário. As exposições terão objectivo de proporcionar à comunidade Universitária e parceiros a oportunidade de apresentarem directamente seus produtos no sentido de impulsionar o progresso, o intercâmbio tecnológico, e também promover a concretização de parcerias estratégicas, contribuindo para o desenvolvimento institucional.

4. Tipos de sessões do Seminário:

Os trabalhos de pesquisa cujos resumos forem apurados, e que estejam enquadrados na comunicação oral, poderão ser apresentados em sessões plenárias, sessões paralelas, sessões de apresentação de pósters e mesas redondas, como abaixo se descreve:

a.Sessões plenárias

As sessões plenárias serão proferidas por oradores principais, escolhidos a partir dos eixos temáticos, em função da sua experiência científica e/ou técnico-profissional e da relevância do tópico explorado.

b.Sessões paralelas

As sessões paralelas acolhem os trabalhos de pesquisa apurados para a comunicação oral ou poster que, decorrerão simultaneamente em salas distintas, distribuídas consoante os eixos temáticos. Os posters serão expostos em espaços a ser especificados e próximos as salas onde decorrem as sessões dos respectivos eixos temáticos.

  1. Sessões de apresentação de pósters

Embora se preveja a exposição permanente dos pósters, no período da realização do Seminário, prevê-se também a organização de momentos em que os apresentadores dos pósters poderão interagir com os visitantes, de forma a esclarecerem dúvidas ou responderem a comentários que lhes possam ser colocados.

  1. Sessões de exposição de produtos

Os produtos serão expostos ao longo do período de realização do Seminário, quer dizer, simultaneamente às sessões paralelas e de apresentação de pósters.

  1. Mesas redondas

Serão organizadasmesas redondas, focalizadas sobre as actividades das linhas de pesquisa das diferentes faculdades e centros de pesquisa bem como na apresentação de oportunidades de apoio à pesquisa.

 

5. Cláusula de reserva

A Comissão organizadora do evento reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas na presente chamada.

© Universidade Pedagógica de Maputo 2022.

Search