A Delegação de Niassa da Universidade Pedagógica, foi criada por Despacho No 21/GR/UP/2005 de 17 de Maio.

Comissão Instaladora: Director da Delegação de Nampula, Professor Doutor Adelino Ivala, Director da Faculdade de Ciências Sociais, Professor Dr Hipólito Singulane, Director Pedagógico, Porfessora Doutora Stella Duarte, Directora dos Recursos Humanos Dra Madalena Chiconela Director Finanças da UP Doutor Pinto, Director Provincial de Educação do Niassa, Doutor João Assale.

Para o funcionamento, foi assinado um memorando com o Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA) de Lichinga, para a cedência de salas de aulas e espaços de uso comum, como a sala de professores, biblioteca, sala de contínuos enquanto a Direcção Provincial de Educação e Cultura cedeu instalações para funcionamento dos serviços administrativos.E para garantir o exercício pedagógico e técnico, foram admitidos através de concurso público, 17 docentes em regime de contrato a tempo inteiro e a tempo parcial, 2 docentes foram transferidos de outro sectores da UP e 14 funcionários para o corpo técnico e administrativo.

A 20 de Março de 2006, o antigo Reitor da UP, Professor Doutor Carlos Machili declarou solenemente a abertura da Delegação do Niassa, tendo a primeira aula sido dada pelo Dr Arnaldo Ferrão Vicente Bimbe, Governador da Província do Niassa. Neste primeiro ano foram introduzidos os cursos de Bacharelato e Licenciatura em Ensino de Geografia, História, Matemática e Química, tendo sido matriculados 307 estudantes, distribuídos da seguinte maneira: Geografia 96 História 94, Matemática 60 e Química 57.

Em 2007, inicia-se a construção do seu campus Universitário de raiz, onde foram construídos ao longo dos 6 anos, várias infra-estruturas nomeadamente: 1 edifício com 6 salas de aulas e gabinetes para o sector administrativo; 1 edifício com 3 salas de aulas, 1 laboratório de Química e 1 anfiteatro; 1 edifício com sala de informática para 150 computadores e Biblioteca com capacidade de 200 leitores e 1 edifício com 8 salas de aulas, 1 laboratório de Biologia e gabinetes.

A Delegação de Niassa ministrou, no ano académico de 2013, 17 cursos de licenciatura nomeadamente: ensino de História, Geografia, Português, Inglês, Matemática, Química, Biologia, Agro-pecuária, Psicologia Educacional, Ensino Básico, assim como de Gestão de Empresas, R. Humanos, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário, Administração e Gestão da Educação, Contabilidade e Auditoria e História Política e Administração Pública nas modalidades regular, pós laboral, Semi-presencial e a Distância, com um efectivo de 2.756 estudante, dos quais 1.448 do sexo masculino e 1.308 do sexo feminino, distribuídos por 52 turmas. Ainda conta com 103 docentes e 71 técnicos, sendo 77 docentes efectivos e/ou Contratados a tempo inteiro e 26 contratados a tempo parcial.

Na modalidade de Ensino Aberto e a Distância, são ministrados 5 cursos nomeadamente Curso de ensino de Língua Inglesa, Administração e Gestão de Educação, ensino de Matemática, ensino de Biologia e Ensino Básico sendo estes 3 últimos em cooperação com a Universidade Aberta do Brasil, e foram criados para o efeito, 3 Centros de recursos nos Distritos de Marrupa, Mandimba e Lago.

Paralelamente estão em construção dois Campos de Estudos e Investigação tanto para Agro-pecuária em Unango, como para Biologia em Metangula, como forma de aliar o estudo teórico à prática.

Na senda de mobilidade do pessoal para os cargos de direcção, a UP-Niassa conta, desde o ano académico de 2018, com a Profa Doutora. Alice Castigo Binda Freia, para o cargo de Directora da Delegação.

A Delegação ministra curso somente ao nível de graduação (licenciatura), os quais a tabela abaixo ilustra a sua distribuição por Departamento e regime:

Delegacao niassa

Para obter mais detalhes sobre a Delegação de Niassa clique aqui