Para reforçar os laços de cooperação entre a academia moçambicana e brasileira, foi assinado um memorando entre a Universidade Pedagógica de Maputo (UPMaputo), representada pelo reitor, Professor Jorge Ferrão, e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através da Professora Carol Gois Leandro, Pró-reitora de Pós-Gradução. O evento que decorreu na manhã desta sexta-feira, 25 de Abril de 2025, foi testemunhado pelo embaixador brasileiro em Maputo, Professor Ademar Seabra, e pelos directores de faculdades que serão os principais intervenientes na implementação do acordo.
Para o reitor da UPMaputo os acordos firmados com as instituições brasileiras estão focados para intercâmbios de conhecimento científico e tecnológico, numa altura em que o mundo está cada vez mais digital. “Precisamos de fortalecer a Faculdade de Engenharia e Tecnologia e dotá-la de ferramentas para dignificar o nome e colocação no mundo digital, áreas que vão permitir entrar em computação, num benefício entre as universidades signatárias”, disse Ferrão.
Na mesma ocasião, o reitor Ferrão falou da necessidade de cultivar-se o espírito de paz no país e cimentar a reconciliação entre os moçambicanos, como forma de honrar a figura do Papa Francisco que perdeu a vida recentemente. “Queremos dar o melhor exemplo na sociedade como difusores da paz”, concluiu.
Intervindo na assinatura do memorando, a Pró-reitora Carol Leandro avançou que a aposta nas relações entre Brasil e África, particularmente Moçambique, tem como fundamento a realização de intercâmbios entre professores e estudantes, para além de cooperação e fortalecimento de relações bilaterais. “Temos um compromisso para os próximos cinco anos, inclusão e excelência académica, e desejamos estar juntos nos próximos para renovar a cooperação”.
Nesta empreitada da diplomacia académica, o embaixador brasileiro, Professor Seabra, tem sido um pivô do relacionamento entre as instituições brasileiras e moçambicanas. “O convénio tem factor transformador na formação de uma identidade entre Brasil e Moçambique, onde os dois países vão se abraçar como irmãos da lusofonia, e em Pernambuco os docentes e discentes terão formação de grande nível”, enfatizou o diplomata brasileiro.
Ainda no âmbito da presença da UFPE em Maputo, a Professora Carol Leandro foi agraciada pela Faculdade de Educação Física e Desporto da UPMaputo pelo seu contributo na pós-graduação na universidade.
Por: GCI - UPMaputo