INFANTA DONÃ CRISTINA DE BOURBON - ESPANHA, VISITA UPMAPUTO E ELOGIA O TRABALHO DE FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS

A Universidade Pedagógica de Maputo recebeu, segunda-feira, 12 de Setembro de 2022, a visita da Infanta Dona Cristina de Bournon da Espanha. Uma visita de trabalho realizada no âmbito da iniciativa “juntos”, uma plataforma da sociedade civil, coordenada pela Fundação Aga Khan, que apoia organizações no fortalecimento das suas capacidades. A UPMaputo é membro desta plataforma. Esta visita foi precedida por uma outra, realizada nas instalações da Tvsurdo, Medialab e h2n. Na primeira visita realizada, a Infanta Dona Cristina fazia se acompanhar por uma comitiva composta por sua equipa de trabalho, funcionários da Fundação Aga Khan e da UPMaputo. Durante a visita às instalações da Tvsurdo, a Infanta Dona Cristina foi informada sobre as actividades que são desenvolvidas por esta instituição, onde ficou impressionada pela forma como esta organização se engaja em acções de comunicação em defesa das pessoas com deficiência. Durante esta visita, a Dona Cristina pediu que esta experiência fosse partilhada com a UPMaputo devido a sua Missão de formação de Professores e outros quadros para o desenvolvimento do País. Um dos aspectos que também foi abordado nesta visita foi a vontade da Tvsurdo em ver a UPM a integrar nos seus currículos de formação, sobretudo de professores, uma disciplina de “Língua de Sinais” como forma de massificar e facilitar a comunicação com pessoas com deficiência.
Após a visita a Tvsurdo seguiu-se à Universidade Pedagógica de Maputo onde a Infanta Dona Cristina esteve mais uma vez acompanhada pela sua comitiva e quadros da Fundação Aga Khan responsáveis pela coordenação da iniciativa “juntos”. Durante a sua estadia visitou o local onde funciona o laboratório de vídeo da UPMaputo que está ser montado com o apoio da iniciativa “Juntos”. Em seguida visitou o edifício do Ensino à Distância, o laboratório de física e finalmente realizou uma reunião de trabalho com a UPMaputo onde esteviveram presentes os representantes do gabinete do Reitor, do Centro de Educação e Ensino a Distância e outros funcionários da UPM.
Durante a visita e reunião, a Infanta Dona Cristina congratulou o trabalho que a UPM tem desenvolvido em prol da formação e desenvolvimento do País e incentivou igualmente a continuar com o seu trabalho no sentido de manter o laboratório de vídeo em funcionamento e permitir que os estudantes e em particular do ensino a distância tenham acesso a materiais didácticos em formato de vídeo. A Infanta Dona Cristina mostrou a sua disponibilidade em apoiar a UPM através da iniciativa “juntos” e permitir que a UPM possa também replicar a sua experiência a outras organizações da sociedade civil e manter a mesma sustentável. Já a representação da reitoria mostrou entusiamo e abertura em cooperar e reforçar os laços de amizade com a Infanta Dona Cristina e garantir o seguimento destas e outras acções que visam reforçar a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade aproveitando memorandos e parcerias já existentes e outras a criar. Sublinhar que para além da visita às instalações no âmbito da iniciativab “juntos”, esta visita tinha como objectivo reforçar os laços de amizade existentes entre a Infanta Dona Cristina da Espanha e a Universidade Pedagógica de Maputo.

visita dona cristina de bourbon 2visita dona cristina de bourbon 1

visita dona cristina de bourbon 6

visita dona cristina de bourbon 5

visita dona cristina de bourbon 3

© Universidade Pedagógica de Maputo 2022.

Search