Seminário Anual de Pesquisa, Extensão/Inovação 2022

A Universidade Pedagógica do Maputo (UPM), considera a investigação e a disseminação de conhecimento, como alguns dos seus objectivos basilares. Neste contexto, a Direcção Científica da Universidade Pedagógica de Maputo (DCUPM) tem organizado e coordenado, anualmente, um evento designado de ''Seminário Anual de Pesquisa, Extensão/Inovação''. No ano passado, devido à pandemia, este evento foi realizado sob certas restrições.
Dado que, apesar da progressiva melhoria, a situação pandémica se mantém, achamos necessário realizar o evento de forma presencial; assegurando, no entanto, o cumprimento das medidas de biossegurança vigentes.
O evento visa reunir docentes, pesquisadores e estudantes de Pós-graduação de todas as Faculdades e Centros de Pesquisa e Extensão, para avaliar os resultados da pesquisa, extensão/inovação e celebrar as conquistas alcançadas.
A Extensão Universitária representa uma das vias que a UPM tem para materializar alguns dos seus objectivos relativos à responsabilidade social. Através de projectos de Extensão, a Instituição coloca os resultados/produtos de pesquisa feitas por docentes e/ou estudantes da instituição ao serviço das comunidades. Por essa razão, a extensão representa uma forma de interacção entre a UPM e a comunidade onde se insere e tem potencial de induzir uma transformação mútua das realidades sociais de ambos sistemas.
A DC da UPM pretende que o Seminário Anual seja um fórum de partilha de informação e celebração da heterogeneidade, caracterizado por uma diversidade de temas e que tenha um potencial de colocar num mesmo espaço pessoas de áreas de interesse diversas mas com um mesmo objectivo que é consolidar e tornar visíveis os resultados de pesquisa, extensão/inovação. Que seja uma montra de pesquisadores para pesquisadores e para o público em geral interessado na pesquisa, extensão/inovação que se faz na UP Maputo.
Tal como no ano passado, neste ano o Seminário anual também terá lugar em Outubro. Assim, a DCUPM encoraja a todos os docentes, investigadores e estudantes de Pós-graduação da UPM a aderir e a inscreverem-se para participar desse fórum para a divulgação dos resultados de suas actividades de pesquisas e extensão/inovação.

Objectivo Geral:
O Seminário Anual de Pesquisa visa proporcionar um espaço de partilha, divulgação, disseminação e debate de resultados de pesquisa e extensão/inovação realizada por docentes, investigadores internos à UPM e estudantes de Pós-graduação da UPM.

Objectivos específicos:

• Promover interacção e partilha de experiências entre investigadores de diferentes níveis e de áreas de pesquisas afins;
  • Divulgar actividades de pesquisa realizadas e em curso;
  • Dar visibilidade e encorajar a pesquisa realizada no contexto dos novos Departamentos de Pesquisa e de Extensão/Inovação;
  • Estimular a realização de projectos de pesquisa.

Resultados esperados:

• Divulgadas metodologias e resultados de pesquisa;
  • Desenvolvimento de sinergias entre diversas linhas de pesquisa das faculdades e unidades orgânicas;
  • Maior e melhor integração da pesquisa realizada nas diversas unidades orgânicas.

Metodologia:

• O Seminário anual de Pesquisa adoptará um formato de apresentações em plenária, seguidas de sessões paralelas e sessão de exposição de Posters.
  • Serão realizadas, pelo menos, duas mesas-redondas;
  • Os autores dos resumos apurados para comunicações ao seminário, poderão desempenhar o papel de moderadores em outras sessões.

Data, local e duração:
O Seminário anual de Pesquisa está, tentativamente, calendarizado para os dias 13 e 14 de Outubro de 2022 no Campus da UPM de Lhanguene, nos anfiteatros Paulus Gerdes e Luís Nanjolo, das Faculdades de Ciências Naturais e Matemática e de Ciências Sociais e Filosóficas, respectivamente.

© Universidade Pedagógica de Maputo 2022.