Estudantes da UP Maputo instalam Sistema fotovoltaico na comunidade rural de Maqueze, Província de Gaza

5 Estudantes da Faculdade de Engenharias e Tecnologias da Universidade Pedagógica de Maputo, dos quais 3 do género femenino e 2 do género masculino dimensionaram e instalaram um sistema fotovoltáico 7,2 KWh para o accionamento de electrodomésticos a exemplo de lâmpadas, televisor, rádio, carregamento de telefones celulares e congelador. Com este sistema fotovoltaico, o proprietário sonha em ser o pioneiro de um centro de fotocópias público naquela comunidade. Isso irá ajudar muito os alunos e docentes das escolas locais em particular nesta época de covid-19.

Estudantes a instalar
A instalação do sistema fotovoltaico, que decorreu de 25 a 29 de Agosto de 2021, insere-se nas 3 missões da UP Maputo, nomeadamente: Ensino, Pesquisa e Extensão; como também na contribuição da Universidade Pedagógica de Maputo para o cumprimento do programa Quinquenal do Governo de Moçambique e dos Objectivos do Desenvolvimeno Sustentável.
Na base da metodologia construtivista, os estudantes e o docente, aliaram a teórica e prática, resolvendo um problema concreto da falta de Energia eléctrica que aflinge sobre tudo as zonas rurais. Tanto para os estudantes e assim como para o docente foi uma oportunidade ímpar de conhecer com profundidade os problemas reais das comunidades e desenvolver suas habilidades que terão uma grande contribuição na implementação do projecto “Sistema fotovoltaico para irrigação sustentável de unidades agrícolas de produção familiar e formação de jovens e mulheres no Distrito de Marracuene, província de Maputo” pela Universidade Pedagógica de Maputo em parceria com a Universidade do Minho.
Pela voz dos estudantes e do docente: O nosso muito obrigado ao Núcleo de Electrónica e Energias Renováveis da UP e a Fundação Aga Khan pelo apoio financeiro!

Por Prof. Doutor Urânio Stefane Mahanjane

© Universidade Pedagógica de Maputo 2021.