Missão

A UP é uma instituição de ensino vocacional cuja missão estatutária é a formação superior de professores para todos níveis de ensino e...

Leia mais ... 

Visão

O presente PE pretende tornar a UP uma instituíção de ensino superior de referência em Moçambique, com processos de formação, pesquisa...

Leia mais ... 

Valores

Ao presente PE subjazem sete valores que nortearam tanto a elaboração como devem nortear todas as acções enquadradas dele. Esses valores são...

Leia mais ... 

Notícias

COPA Nacional de Desporto da UP - 2018

 Discurso do Reitor por ocasião da COPA Nacional de Desporto da UP - 2018

 Celebramos ontem, o trigésimo terceiro aniversário da nossa Jovem e prestigiada UP. 33 anos de intenso trabalho, desafios e planificação. 33 anos também de muitas alegrias, algumas tristezas e preocupações. Acima de tudo 33 anos de ensino, pesquisa e extensão.

Ao celebrarmos mais um aniversário da nossa universidade, temos presente a nossa tragetória, e o quanto, ainda teremos de percorrer. Todavia salvaguardamos as devidas preocupações temos que aceitar um balanço manifestadamente positivo. Como universidade moçambicana, a UP converteu os sonhos dos Libertadores desta Pátria e formou Quadros para as mais sensíveis áreas de Governação Pública, Agricultura, Educação, Assuntos Sociais, na Área Económica e, fundamentalmente abriu espaço para que mulheres e jovens evoluíssem o seu talento cultural e desportivo.

Minhas Senhoras e meus Senhores, caros atletas.

Damos hoje início ao maior evento desportivo alguma vez realizado pela nossa universidade.

São 800 jovens de todas as províncias do país que vão competir, conviver, compartilhar e sobretudo respeitar. A partir de hoje damos corpo aos ideais olímpicos, como dizia Pierre Coubertin, pai dos Jogos Olímpicos da era moderna, descobriremos a partir dos campos desportivos de Chimoio os mais rápidos, o mais fortes e os que saltam mais alto.

Não são apenas os atletas que aqui estão, mas acima de tudo estão campeões nacionais de diferentes categorias incluindo Voleibol, Atletismo, Xadrez e Ginástica em ambos os sexos. Mas teremos igualmente atletas federados em modalidades de Futebol de 11 e Futsal em masculinos.

Minhas Senhoras e meus Senhores.

Aproveitaria o ensejo para recordar que a Universidade Pedagógica tem sido o berço de outros campeões nacionais e mundiais que, mesmo não estando aqui a competir nestes jogos, continuam representados porque o seu espírito de vencedor, continua presente nestes 200 estudantes de sexo feminino, 490 do sexo masculino, e 111 equipas técnicas e outras índoles.

Eu faço hoje uma justa homenagem a nossa equipe de Skipping e as jogadoras da UP Nampula actuais campeãs (capitães) nacionais de Voleibol e que competem neste momento nos campeaonatos da Zona 6 na África do Sul – Durban. Neste Domingo as nossas campeãs de sonho já venceram o Botswana, o Lesotho e a Swazilândia (Reino de eSwatini). Neste momento defrontam a África do Sul.

Caros atletas, minhas Senhoras e meus Senhores.

Gostaria de agradecer o apoio dos diferentes parceiros que deram o seu contributo para a realização desta Primeira COPA Nacional da UP. Em particular, um agradecimento especial para o Governo da Província de Manica que acolhe e se prontificou a realizar este projecto desportivo como parte do seu próprio plano e Agenda de Governação.

Gostaria de agradecer igualmente a todos os Governos Provinciais pelos últimos apoios recebidos.

O Ministério da Juventude e Desporto tem sido um parceiro imprescindível para esta Primeira COPA Nacional e para a participação da UP em todos os eventos desportivos no país.

Assumimos que esta Primeira Edição da COPA Nacional da UP tem o intuito de promover a união e integração de todos os segmentos desta universidade no momento em que celebramos mais um aniversário. Desejamos portanto que os jogos decorram em clima de harmonia, cooperação, alegria e unidade. Vamos vencer sempre cientes de que sairemos daqui mais unidos, mais amigos, mais fortes e mais capazes de enfrentar o desafio do desenvolvimento do nosso país.

Bem haja a UP, bem haja a todos os atletas, bem haja a todos os que ao longo deste percurso estudaram e segraduaram na nossa universidade. Bem haja o nosso Presidente Filipe Jacinto Nyusi, nosso docente e que tudo fez e faz para engrandecer o nosso projecto universitário.

Manica, aos 05 de Dezembro de 2018

Professor Doutor Jorge Ferrão

(Reitor da Universidade Pedagógica)

copa up 20181  

 

IMG 20181206 WA0073

 

 
 copa up 20184     IMG 20181206 WA0066  
       
       

Contacte-nos

  • Endereço:
    REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135 Maputo, Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 67 09
    (+258) 21 32 08 60/2

  • Fax: (+258) 21 31 21 13

heraldica2

© 2017 CIUP - Centro de Informática da Universidade Pedagogica. Todos os direitos reservados.

 

Menu Principal