Ferramentas Pessoais
Você está aqui: UP Home > Delegações > Quelimane > Historial da Delegação de Quelimane

Historial da Delegação de Quelimane

A Universidade Pedagógica - Delegação de Quelimane foi criada a 27 de Setembro de 2001, ao abrigo do disposto no artigo 9º, conjugado com o nº2 do artigo18, dos Estatutos da Universidade Pedagógica.

A 01 de Julho de 2002, foi criada a comissão instaladora da UP - Quelimane, tendo sido nomeado para o cargo de Chefe da Comissão o Prof. Doutor Manuel José de Morais.

Agosto de 2002 realizaram-se os primeiros Exames de Admissão com candidatos para UP-Quelimane nos seguintes cursos:

 

  • Curso de Bacharelato em Ensino de Português;
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Matemática;
  • Curso de Bacharelato em Ensino de História.

 

Foram admitidos 99 estudantes assim distribuídos:

 

  • Curso de Bacharelato em Ensino de Português – 35 (14 admitidos em Exames de Admissão, 19 ao abrigo do acordo de entendimento entre a UP/MINED e 2 por transferência).
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Matemática – 32 (9 admitidos em Exames de Admissão, 21 ao abrigo do Acordo de Entendimento entre UP/MINED e 1 por transferência).

 

No dia 15.03.03 realizou-se a Cerimónia Oficial de Abertura da Delegação da UP-Quelimane com a presença de Excia Ex-Ministra do Ensino Superior e Tecnologia, de Excia o Governador da Província da Zambézia e o Magnífico Reitor da UP.

Actividade Académica teve início do dia 17.03.03 com um plano de estudo em regime modular seguindo as normas da Revisão Curricular (Novo Currículo) cumprindo-se com o novo Calendário Académico 2003 (Fevereiro–Dezembro).
Numa primeira fase, foram utilizadas salas de aula cedidas pela Escola Pré-Universitária 25 de Setembro (2) e pelo IMAP (2).

Em Agosto de 2003 o Prof. Doutor Manuel de Morais foi nomeado para o cargo de Director da UP-Delegação de Quelimane sendo também nomeado para Director-Adjunto o dr. Cândido Jasse Canda.

Paralelamente e durante todo o ano de 2003 efectuou-se a reabilitação e construção das instalações do Campus Universitário (Coalane).

Para o ano Académico de 2004, foram criados mais dois cursos, a designar:

 

  • Curso de Bacharelato em Ensino de Biologia;
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Química;

Em Fevereiro de 2004, iniciou-se o 2º Ano Académico já nas instalações do Campus Universitário, preenchendo o número de vagas que totalizaram 161 novos ingressos.
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Português – 40 (27 admitidos em Exames de Admissão, 13 ao abrigo do acordo de entendimento entre a UP/MINED).
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Matemática – 37 (23 admitidos em Exames de Admissão, 14 ao abrigo do Acordo de Entendimento entre UP/MINED).
  • Curso de Bacharelato em Ensino de História – 41 (29 admitidos em Exames de Admissão, 12 ao abrigo do acordo de entendimento entre a UP/MINED).
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Química – 32 (19 admitidos em Exames de Admissão, 13 ao abrigo do Acordo de Entendimento entre UP/MINED).
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Biologia – 31 (19 admitidos em Exames de Admissão, 12 ao abrigo do acordo de entendimento entre a UP/MINED).

Para o Ano Académico de 2005, foram admitidos 304 novos Ingressos, destes 52 ao abrigo dos Acordos UP/MINED, 15 UP/IMAP, 3 UP/Ministério da Defesa e 6 do Governo da Província da Zambézia.
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Português – 68
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Matemática – 66
  • Curso de Bacharelato em Ensino de História – 74
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Química – 38
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Biologia – 58

Para o ano Académico de 2006, foram criados mais 4 novos cursos, a designar:
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Filosofia;
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Geografia;
  • Curso de Bacharelato em Planificação, Administração e Gestão Escolar ( P.A.G.E );
  • Curso de Bacharelato em História Política e Gestão Pública (HIPOGEP), como curso de extensão;
Os cursos funcionam em regime pós – laboral, excepto o de Filosofia.

Ainda em 2006, dos cursos existentes foram introduzidos 2 em regime pós – laboral, que são:
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Matemática
  • Curso de Bacharelato em Ensino de História

Neste mesmo Ano Académico, foram admitidos 762 novos ingressos, distribuídos por diferentes cursos:

 

  • Curso de Bacharelato em Ensino de Português – 76
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Matemática – 79
  • Curso de Bacharelato em Ensino de História – 113
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Química – 44
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Biologia – 67
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Filosofia – 51
  • Curso de Bacharelato em Ensino de Geografia – 55
  • Curso de Bacharelato em Planificação, Administração e Gestão Escolar – 77
  • Curso de Bacharelato em História Política e Gestão Pública-200

 

Em 2007, a Delegação funcionou com o seguinte:

 

  • Corpo docente a tempo inteiro – 48, dos quais 9 mulheres
  • Corpo docente a tempo parcial – 17
  • CTA – 32
  • Corpo Discente – 2388

 

As instalações onde funciona o Campus, foram oficialmente inauguradas por Sxa o Ex-Presidente da República Joaquim Alberto Chissano à 30 de Setembro de 2004. É um bloco de edifício com cerca 1400m2 num terreno com 5600m2 acomodando 7 salas de aula, 1 sala de conferências, biblioteca, sala de informática, reprografia, gabinetes para serviços administrativos, sala para docentes, sanitários e um centro social.
Acções do Documento